“ Assim como o poeta só é grande se sofrer...”

Vamos considerar o que um poeta renomado escreveu, como se fosse uma forma para viver e muita gente gosta de cantar, dizendo ser lindo.

Observo a natureza, partindo do meu acordar, ao inspirar o ar da manhã, ver e sentir a beleza, seja ela de um dia chuvoso, nublado ou de sol, o canto dos pássaros, os animais de qualquer espécie, as flores, as árvores frutíferas ou não, em suas manifestações de vidas.

Independente dos acontecimentos cada um em seu lugar na fauna, na flora, no ar, na terra e no mar, manifesta o viver e fazem de suas limitações máximas, o provocador da felicidade para nós que, também somos e devemos ser, observadoreos e ativistas da vida em si.

Há muito o ser humano procura propagar as dificuldades para ganhar a atenção dos outros iguais. Preste atenção que uma pessoa feliz não atrai para si a atenção dos seus, porém, se esta pessoa se apresentar doente, triste, com problemas existenciais, logo alguém se prontifica aconselhar, em pesares ou soluções.

Parece que arraigado está em cada ser, o não poder ser feliz, e que esta vida deve ser uma constante de dor e infelicidade.

Todos sabem que um dia iremos dessa passar para uma melhor. Quando um ente querido passa, vem uma enxurrada de comprimentos, em forma primordial de provocar a dor, insistindo-se em lembrar a perda.

Engraçado é que se uma coisa nos falta em um momento, a pequenez daqueles que estão à nossa volta, exalta o momento como se fosse uma derrota. Quanta coisa a desfrutar diante da perda diante do universo que nos rodeia?

Interessante aquela questão do espertalhão que perguntou ao seu mestre, a quem conferiam o saber da sabedoria:

- Mestre poderá o senhor adivinhar se o pássaro que tenho em minha mão, está vivo ou morto?

O mestre respondeu: - Esta resposta está em tuas mãos e só tu poderás responder.

O aluno ficou abismado com a resposta. Ora se dissesse que o pássaro estava vivo, o aluno apertaria o pássaro para mata-lo, ao contrário ele abriria a mão para o pássaro voar.

Passamos por essa situação em todos os momentos de nossa vida. Se escolhemos viver como o drama da comédia humana, em tudo colocaremos o sofrimento.

Há uma constante de que a liberdade para a felicidade consiste em consumir a materialidade que a propaganda divulga como necessidade primeira. Se vamos a uma festa, nos aprimoramos em nossas fantasias de estar. Enquanto isso o anfitrião na intenção de promover uma festa boa, envolvido como ele está no sistema, providencia muita bebida para induzir os convidados a um estado feliz. Ele precisa se garantir de elogios pela sua festa.

Na atualidade pessoas se encontram para beber porque acreditam ser isso uma forma de ser feliz. Parece que é proibido ser feliz se não estivermos consumindo o produto do momento. Ontem eu escutei o comentário de um poeta que outrora esteve na mídia escrita, falada e televisada, de que somos prisioneiros de um esquema doentio de consumo demasiado em busca do amostrar-se aos olhos dos outros.

A dificuldade é sermos nós mesmos diante de uma humanidade consumista, arrogante, invejosa, que não sabe e não percebe o que é o amor.

A natureza que muitos denominam de Mãe, sempre nos apresenta frutos e resultados do amor que lhe dedicamos. Flores, frutos, sombras, o desfrutar das águas, do sol e do calor, mesmo da neve, dos dias frios, coisas que despertam em nós o ser feliz.

Sim pode o homem ser feliz diante de qualquer situação, desde que ele aceite o momento, viva este que é o único e é presente.

Quem agarra-se no passado, na saudade, vive a sonhar com o futuro, perde o momento presente que aqui está no agora.

Acredite não há motivo para deixar de viver a felicidade visto que, a certeza é que passaremos como bem definiu aquela frase: - Não pedimos para nascer, não pedimos para morrer, aproveitemos sim o intervalo, o presente que este é o único que existe em nós.

Acredito e vivo feliz porque acredito que a vida só existe para sermos felizes.

José Maria Alves Ferreira Ferreira
Enviado por José Maria Alves Ferreira Ferreira em 25/03/2019
Reeditado em 02/04/2019
Código do texto: T6607188
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.