MISTURA DE CIÊNCIA E LITERATURA - GYLBERTO FREIRE

1---Do sociólogo GYLBERTO FREIRE (1900 / 1987), "pai" da moderna SOCIOLOGIA BRASILEIRA, depois sucessivas reedições internacionais, "Casa grande e senzala", 1933, sua primeira obra... Tese de mestrado que ele apresentou na Universidade de Colômbia, em Nova York. ----- Teve educação privilegiada, criança nascida na posição aristocrática da então extremamente poderosa sociedade pernambucana, frequentou o colégio americano de Recife e formou-se em ciências políticas e sociais na Universidade de Baylor, no Texas.

2---Temática central da obra: visão antropológica nacional e situação histórica - caminho para a sociologia brasileira.

3---Como era o Brasil-Colônia? Participação do ciclo da cana de açúcar com muitas aplicações em nossa literatura regional - principal economia nos engenhos do Nordeste descrita em linguagem pouco científica, mais de romance, não narrativa seca e historicista, retrato do Brasil mostrado para os brasileiros, porém durante muito tempo livro mais celebrado no exterior.

"O poético é mais verdadeiro que o histórico - o poético da conta do universal, o histórico dá conta do episódio" - ARISTÓTELES

4---Patriarcado, latifundiário monoculturista, ataque a tese de FREIRE dos efeitos democratizantes pela miscigenação, suprimindo os conflitos raciais do país. E a "moral" sexual da época? Escassez da mulher branca, negra na casa grande era mãe, amante, empregada; miscigenação constante entre índios, brancos e negros; descrições detalhadas de encontros amorosos e a importância do negro em nossa formação cultural - casa grande como todo o sistema político-econômico-religioso-cultural, 'comercial & industrial', agrícola etc.; a burguesia branca era a elite clerical. Literatura da casa grande: diário de latifúndio (comércio), crônicas familiares, receituários de cozinha etc.

5---Na época, tentativa de uma língua brasileira, mas aproximação de idiomas (português, africano e tupi-guarani) e associação de todos os dialetos - jesuítas aprendiam o tupi facilitando a catequese - conflito estrutural entre brancos e índios.

6---Português do Brasil mais rico que o de Portugal - português africano falado pelos brancos não tem as mudanças do português negro do Brasil: morfológicas e sintáticas.

7---Nos anos 80, comemoração dos cinquenta anos de "Casa grande e senzala" - um marco, porém ele preferia, considerava superior "Sobrados e mucambos", de 1936, também de sua autoria. obra de redescobertas.

8---Estudioso polêmico, opôs-se à Semana de Arte Moderna de 1922 e décadas depois apoiou o movimento militar de 1964. o que lhe custou certo ostracismo nos meios intelectuais de esquerda.

-------------\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\-------------------

-------------////////////////////////////-------------------

FONTES:

Um velho caderno universitário e "Sociologia com sabor de romance", recorte sem indicações, com a foto do casal Gylberto e Madalena.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 24/03/2019
Código do texto: T6606218
Classificação de conteúdo: seguro