Caldo de Cana

Não, hermanas e hermanos que generosamente lêem minhas arengas, não vou falar da prisão de Temer. mOreira, Coronel Lima, que comeram no café pão com manteira, da quentinha do almoço e da janta, dos recursos, visitas (parece que cabra fiel Temer só tem Marun). tampouco vou comentar a visita do presidente ao Chile (o presidente ficou irritado com jornalistas e o presidente da câmara e dosenado do Chile se recusaram a participar de um almoço em homenagem a ele. e também não vou me referir ao trâmite da reforma, a zada entre Maia e Moro. muito menos às atividades dos filhos do presidente. Vou de amenidade. Desopila.

Sempre uso nas minhas maltraçadas, a expressão "na hora que nem caldo de cana". Hoje, devdo à globalização das comunicações, essas expressões, peculiares a determinadas regiões, estão em desuso, raramentesão usadas, e os mais jovens quando ouvem rieme fazem gozação. No caso da expressão na hora que nem caldo de cana, usamos quando nos referimos a algo urgente, imediato, na hora. O caldo de cana era feito na hora que a gente pedia.

Mas o que desejo mesmo e dar uma palhinha sobre o caldo de cana. Adorotomar um copo dele comendo pão dice com côco em cima ou rosquinha. É o csal vinte. Acho que o caldo de canae o pão docê com côco em cma e rosquinha têm o gosto a minha infância e adolescência. Hoje ainda há ns carrinhos de caldo de cana, a motor a bateria. O caldo é ótimo, tomo de vez em quando. A rapidez é grande, botou na máquina e poke!, tá pronto. Mas antigamente se moía a cana manualmente. Posso até estar enganado mas o caldo de antigamente era mais gostoso, tano ele como o pao e a rosquinha.

Não poderia deixar de contar algo que nunca esqueci. Havia na minha terra um amigo nosso que era filho de rico, criado sem andar descaço, sem tmar banho em barreiro, asem jogar bola de borracha na onta de rua, sem subir em árvores, enfim, sem ter vivido os folguedos próprios da idade. Mas era gente boa. Doido ra se enturmar. Então no gnásio começou a nos campanhar até ao sinuca, só fazia olhar, deois iamos procaldo de cana. Ele atpe tomava o caldo mas sem muita vontade. Desconfiado. Certa feita quando trouxeram os caldos e os pães, ele perguntou por que o caldo era meio escuro se a cana não era escura, por que o verde naão era claro. Não pude deixar passar a oportunidade de escarecer o amigo: - Cabra véio, o caldo fica meio escuro porque a maquina de moer, a moenda, todo dia passam nela graxa e óleo, então se a graxa e preta a cor verde fica escura. O carinha não chegou a tomar o caldo, ficou pálido, engulhando. Ainda contonuou nos acompanhando mas tomar caldo não tomou mais de jeito nenhum. Canse de tmar três copos de caldo de cana e três pães doce cm côco em cima. Nunca me fez nenhum mal. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 23/03/2019
Código do texto: T6605628
Classificação de conteúdo: seguro