Tédio

Tédio.

Ser inanimado que veste pijamas e habita o sofá. Anda arrastando os chinelos e bocejando com hálito de enfado.

Sujeito assíduo da NETFLIX, mas que acha tudo chato, nada é interessante e cujas melhores ideias ficam presas nos dígitos do controle remoto sem optar por nada; sem se agradar de nada.

O tédio tem um poder medonho de fazer o relógio andar len_ta_men_te e, nesse vagar tenebroso, às vezes, solta arrotos de criatividade. Tudo dependerá da bagagem arrastada durante a vida. Existem arrotos produtivos outros, nem tanto mas, sem sombra de dúvida, o alter ego do tédio, o ócio, até pode ser bem criativo e aparecer nas horas mais inusitadas.

O tédio costuma ter origem multifatorial. Sua gesta é longa e de maternidade difícil. Casos patológicos evoluem uterinamente para a depressão e possíveis indícios suicidas, geralmente frutos da insatisfação, inadequação, tristeza e/ou solidão. Há de se ter maior cuidado e observação constante.

Alguns aspectos sobre o tédio são bem curiosos. O tédio tem sono (ou não), tem fome (ou não), tem sede (ou...) e, certamente, não é chegado ao banho. Às vezes se torna agressivo, intercalando com momentos de choro ou isolamento. Inevitavelmente é cercado por uma ligeira bagunça, que tende a aumentar conforme a permanência em seu estado latente. Formas agudas do tédio são frequentemente observadas na escola, no trabalho e nas relações afetivas. No entanto, tende a arrefecer mediante a interatividade com pets, plantas, artesanato ou amigos insistentemente chatos, barulhentos e com tendências à vida ao ar livre.

Familiares costumam se aborrecer com pessoas entediadas que - irritantemente - batucam nas mesas, balançam freneticamente os pés ou exalam profundos e altos suspiros no intuito de chamar atenção.

Os rits preferidos dos entediados são: "- Oh vida! Oh dor! Oh azar!" o "Ninguém me entende!" ou ainda o velho e bom "To na merda!"

Não obstante, explosões de afeto tendem a tirar, mesmo que por curtos espaços de tempo, os entediados de seu estado lamacento do tipo areia movediça mesmo.

Não custa tentar.

Fica a dica ;)

Rose Paz
Enviado por Rose Paz em 23/03/2019
Reeditado em 06/06/2019
Código do texto: T6605423
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.