Conceito de honra no passado

Não, não vou dar nenhum pitaque sobre a prisão de Temer, nem falar sobre as reformas e muito menos sobre essa polêmica dentre os poderes. Prefiro focar em algo mais ameno e menos chato.

Sou um homem vivido. Já vi muita coisa nesta vida. Sou testemunha até ocular de muitos fatos. Mesmo sempre vivendo no interior, pude compreender, aprender e apreender algumas lições de vida. E testemunhas alguns absurdos. Por isso sempre voltoa esvrever sobre o passado.

Sim, é verdade que certos valores eram de fato cultivados no passado. Um deles era a honra. Ela era reverenciada pela maioria, mesmo, às vezes, de forma brutal. Lembro de um professor (que usava a famosa palmatória) que sepre repetia com seu vozeirão: "A honra é a poesia do dever!" e "Pouco de perde quando não se perde a honra!". Ainda hoje uso essas duas frases nos meus escritos. Mas tinha mais medo da palmatória.

Naquele tempo a noção da honraera algo exegerado. Exemplo: o pai que uma filha se "perdia" (era a expressão usada para designar a moça que transava com um homem sem casart) era obrigado pela tradição da honra de duas, uma: ou matar o sujeito que desenrou a filha se não quissesse casar ou botar a filha para fora de casa. Também a palavra empenhada era sagrada, quando dse descumpria se perdia a honra. A mudança de partido tornava o sujeito um traidor de marca maior, er estigmatizado... Mas havia mais: o cara que era traído pela mulher, descoberto era obrigado a matar o ursoe a mulher, ou corre-la da cidade de mala e cuia. Quando se tratava de algupem da elite, esse sofria demais, mesmo rico, se não tomasse as medidas, e se ppersistisse em ficar coma mulher era execrado, ridicularizado, desmoralizado. Alguns chegavam a se trancar em casa e deixar a barba crescer de desgosto. Lembro de um que a barba cresceu tanto que certa vez ele teve que ir à fazenda e foi apelidado de "Pai de chiqueiro". Mas no caso desses mais endinheirados a pugação depois de uns dois anos era relevada, mas ninguem esquecia do fato. O cara cortava a barba e a mulher virava religiosa deais mas as comadres não esqueciam.

Era um tempo eio duro. A noção de honra era radical demais. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 22/03/2019
Código do texto: T6604753
Classificação de conteúdo: seguro