T e m p e r a n ç a

Acho que está faltando ao nosso país um choque de temperança. Sim, um choque de temperança. Taí uma palavra que nunca é usada. Nem a palavra e nem a virtude. E quando falta equilíbrio. moderação, consciência, ou seja, quando não se usa a virtude da temperança, podemos por em risco até o mais importante: a liberdade e a democracia. Adverte Sêneca: "A primeira vítima da falta de temperança é a própria liberdade".

Estamos vendo, em todos os níveis, aescalada da raiva, do destempero do manda-quem-pode-e-obedece-quem-tem-juízo. Todas as instituições estão confusas e radicais. Não aquela moderação que é saudável e fundamental. Não há lucidez, só desatino. De todos os lados.

Que fique claro que temperança, moderação e pacifismo não tem nada a c=ver com falata de brio, altivez ou covardia. Pelo contrário: é coragem e responsabilidade. Não há prosperidade sem temperança. Dizia Bacon: "A virtudfe da prosperidade é a temperança. Avirtude da adversidade é a força". Bingo.

Dói, constrange, entristece e revolta assitir a esse festival de destempero, de cabo a rabo. Será que essa raiva e destempero gera prazer? Não é apenas covardia explícita. Viva a temperança. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 21/03/2019
Código do texto: T6603869
Classificação de conteúdo: seguro