POÇO SEM FUNDO
Utilizando mais uma vez de sua conhecida desqualificação cognitiva, o presidente declarou que "filhos do bolsa família tem menor desenvolvimento intelectual". Esse poço não tem fundo!
Existem dois absurdos nessa afirmação, o primeiro diz respeito ao Bolsa Família, que é um programa de inclusão; o segundo é Bolsonaro opinar sobre desenvolvimento intelectual.
Copiei esse depoimento do Twitter: "Eu, quando criança, tive o benefício do bolsa família com minha mãe e meus irmãos. Éramos de origem pobre, assim como muitos. Nos ajudava muito no complemento da renda em casa. Hoje, formado, ganhei seis prêmios com trabalhos de fotografias e jornalismo no país"
Essa narrativa é um aperitivo para decretar o fim do programa, que sempre foi tratado pejorativamente pela elite, que não aceita a redenção do pobre, e pelo pobre de direita, que tem vergonha e vive deprimido por não ser elite.
Programas como o Bolsa Família e todos os outros que proporcionaram a entrada da classe desfavorecida financeiramente na Academia, como o Prouni, foram introduzidos na sociedade naturalmente, sem estardalhaço.
O governo que os implantou não 'bateu no peito' ou fez barulho dizendo 'fomos nós que fizemos', porque fazer o que fizeram não é favor, é obrigação; não propagaram aos quatro cantos, não publicitaram massivamente reivindicando as obras.
Tanto que, apesar de tudo o que fizeram, muitos foram beneficiados pelos Programas, mas não sabem. Como o depoimento de um professor sobre sua aluna: "Estudou no Estado e pagou parte de cursinho com bolsa família; Fez intercâmbio p / Canadá; Tá cursando universidade com bolsa de 100% pelo prouni ; Perfil do Face: "FORÇA MITO, PT NUNCA MAIS!!!
Ricardo Mezavila.