Haja fôlego pra falta de noção

Fui renovar a carteira de motorista. Quando entrei, a médica soltou:
-Que cabelo lindo! Mas posso falar uma coisa, não combina usar luzes em cabelos cacheados e nem para peles morenas.
Sempre exercito minha paciência olhando para o outro com compaixão: vai que o dia dela não foi bom?
- Devia deixar da cor natural. Assim ficaria mais autêntico, verdadeiro.
Confesso que ri (de nervoso-expressão mineira que designa stress) temendo as próximas intervenções. Mas fui apenas cautelosa e perguntei:
- A senhora não pinta o cabelo? E ela respondeu sim. Então disse:
- Se eu dissesse à senhora que não gosto da cor que escolheu para pintá-lo ficaria satisfeita? E ela respondeu:
- Você entendeu errado é só porque não combina com você! É uma dica de uma pessoa vivida.
Respirei fundo e fui fazer o exame de olhos, estava lá para isso. De repente outra pérola:
-Ainda bem que não usa óculos, porque cabelo cacheado e óculos não combinam.
Terminei o exame e ao resolvi deixar algumas palavras para ela que foram ditas (mentalmente) num exercício de tolerância que aprendi na meditação:.
- Não sei porque mais me veio aqui a ideia de que fizesse um curso para Personal Style, no quesito avaliação estética a senhora está de parabéns, já que o que me trouxe foi o desejo de trilhar os caminhos da moda. Não, eu não vim fazer um exame físico para renovação de carteira de motorista e a senhora não é médica ou rasgou seu código de ética ou perdeu a noção de sobriedade. E uns palavrões libertadores.
Tudo isso foi dito com um sorriso no rosto, de dentro pra fora sem soltar uma única palavra (é libertador, tentem fazer isso, brigar mentalmente) não estava lá para estragar o dia de ninguém, tão pouco praticar a Lei de Talião.
Então a médica me pediu para assinar a avaliação e como a Lei de Murphy é soberana:
cai a minha caneta e ao tentar me abaixar para pegá-la, cai meu celular, agenda de bolso, carteira com identidade, maquiagem, livro de orações, bolsa, autoestima (tão eu, tão meu)
- E ainda por cima desastrada! Ela não disse, mas pensei.
E haja fôlego pra falta de noção.
Mônica Cordeiro
Enviado por Mônica Cordeiro em 20/03/2019
Reeditado em 16/05/2019
Código do texto: T6602502
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.