Vô Tetéu - O Ex Ateu

Meu vô se chama Themístocles, mas pouca gente sabe disso, porque ele é mais conhecido como Tetéu, e é assim que todos da família o chamamos. Ele nasceu extamente no dia em que Jesus nasceu: 25 de dezembro. Este ano, estamos preparando um festão para comemorar os seus 97 anos. Ele merece, porque é um velhinho encantador, que está sempre de bom humor, por isso ele é muito querido pela vizinhança. Ele é o xodó das caixas do supermercado onde costuma 'bater ponto' todas as manhãs, para comprar o pão e o leite de cada dia e também para aproveitar e filar o cafézinho, espalhando o seu alto astral entre os funcionários. A cada dia que passa ele parece voltar da rua mais renovado; chega todo alegre e cheio de vida. Costuma dizer que é aquela sua caminhada matinal, que lhe dá forças para viver. Ele é, sem sombra de dúvidas; um velhinho admirável!

Só que nós, seus familiares, achamos que vô Tetéu não era assim, tão perfeito... Isto porque, pelo menos para nós que somos de uma família tradicionalmente cristã, ele tinha um grande defeito: Vô Tetéu era um ateu! E se dizia 'ateu convicto'...

E tudo aconteceu assim: Eram cerca de nove horas da manhã quando, ele chegou em casa esbaforido; colocou o leite e o pão sobre a mesa da sala -e não da cozinha como era costume- e desabando sobre o sofá com os olhos arregalados; respirou fundo e, quase que gritando, disse: -Gente, corram até aqui, depressa! Pensando que alguma coisa de ruim havia acontecido com meu vô; corremos todos até a sala. Foi aí que ele se levantou, colocou a sua mão direita sob o queixo e, olhando fixamente para aquele lindo céu azul que fazia na manhã daquele dia, disse para nós: -Olha gente, estou muito assustado! Como é que eu pude viver tanto tempo assim, enganado?... Fazendo uma pequena pausa, ele respirou fundo e continuou: -Vocês estão carecas de saber que sou ateu, e que por isso eu nunca acreditei na existência deste Deus que vocês falam; sempre achei que isso é coisa que algum espertalhão que inventou ele para enganar os bobos, os mantendo sob o seu domínio, e os ameaçando em seu nome, com toda "sorte" de desgraças... E vocês sempre me disseram que, quando eu morresse, iria acertar as contas com ele, pois só então eu o veria face a face. Embora eu não acreditasse nisso; partindo deste pressuposto, eu só deveria ver Deus, após a minha morte. Mas acreditem vocês, qual não foi a minha surprêsa quando, lá no mercado, assistindo a uma reportagem na TV sobre uma abordagem feita por uma agente de trânsito, fiquei sabendo que ela, ao abordar um cidadão infrator, não quis acreditar que ele fosse Deus. Imaginem vocês que ela é quem foi admoestada pelo todo-poderoso, e que, por ter cometido este 'pecado', ainda teve de pagar uma multa de cinco mil reais! Confesso que fiquei apavorado. Eu não sabia que Deus usava terno e gravata, e que desfilava por aí com carrões zero, sem placas, sem lenço nem documento... Fiquei morrendo de medo; afinal de contas vocês sempre dizem que ele vê e sabe de tudo, que é Onipotente e Onisciente e coisa e tal. Hoje pude constatar que ele é de fato Onipresente e fiquei preocupado; imaginem quando ele cismar de me cobrar por quantas vezes eu disse não acreditar na sua existência... Sou um pobre aposentado, como é que eu vou poder pagar por tanto pecado?... Caímos na gargalhada... Afinal de contas, já faz bastante tempo que a justiça em nosso país se transformou em um grande circo e que a nós cabe, como humilde platéia, aplaudir e nos divertir com as palhaçadas de seus representantes. E, se não nos é dado o pão; que pelo menos aproveitemos o circo.

E quanto ao vô Tetéu, decidimos deixá-lo 'convertido' até o dia de Natal, quando então tentaremos lhe convencer que deste "deus" que ele conheceu, infelizmente o nosso país está cheio.