É tudo cópia?

Sem Dúvidas,umas das coisas mais vergonhosas na mídia artística é receber o título de "plagiador",ou seja,uma cópia descarada de algum outro artista.Realmente,há casos vexatórios,muitos desses aqui no Brasil,mas se há algo que incomoda a minha "cabecinha" é essa questão tão incriminatória de um plágio:será mesmo que tudo o que for considerado plágio não presta? E se as grandes obras artísticas fossem consideradas plágios? Deixariam de ser arte?

Bem,tudo nessa vida é influenciado por atos posteriores,por mais que você queira negar,o passado é o mandante do presente,ponto final(literalmente).E todo mundo busca algum tipo de inspiração,dica,resposta,qualquer coisa desenvolvida no passado que possa ajudar em seu cotidiano,e principalmente,usar essas coisas do passado para criar coisas novas(a ciência é o nosso exemplo mais claro).Mas antes de qualquer conclusão precipitada,deve-se observar quando se tem algo realmente útil ou alguma coisa genérica que não possuí nada a acrescentar(ou pior,apenas distorce fatos),isso deve ser aplicado para o nosso bem estar,para que coisas horríveis,como os terra planistas (cópias erradas de coisas erradas),se espalhem e corroam a nossa sociedade.

Entretanto quando se fala de arte,fica difícil dizer o que é certo ou errado,na verdade,é impossível.A arte serve para expressar os nossos sentimentos,uma forma de extravasar,de representar um pouco sobre nós e a nossa sociedade,e esses dois componentes mudam muito,o que justifica as diferentes visões artísticas desenvolvidas até hoje.É claro que pérolas como Latino não são grandes coisas(na verdade só sinto vergonha alheia com esse cara),mas ainda assim estão no seu direito,porque não importa o quão diferente for a sua obra,ela sempre vai ter um pouquinho de alguém,foi assim pro Drummond,Renato Russo, pra Ana Cristina Cesar,Cássia Eller e até mesmo pra mim,que escrevo tão mal que se eu citar as minhas inspirações seria linchado por elas (até as que estão mortas) e seus fãs.

Então caro leitor,quando estiver escutando o seu Greta Van Fleet,Led Zeppelin ou Zé Ramalho,ou então,lendo seu Mario de Andrade ou Machado de Assis,saiba que tudo isso é cópia,tudo veio de alguém,de uma fonte inspiradora,e não há nada de errado nisso,afinal não vai ser apenas a mente de um ser que vai estar ali,mas a mente de milhares,inclusive,a dos novos criadores.