Brexit e Democracia

Qualquer pessoa com um m[inimo de informação sabe que a Inglaterra está vivendo uma crise devido a polêmica em torno do Brexit, a data da saída e processo de desligamento do bloco do Euro.

A polêmica e a divisão entre os políticos é grande, e não é menor dentre o povo. E as discussões são veementes, inclusive no parlamento, sem falar nas manifestações de rua.

Mas algo chama à atenção: apesar da crise, da divisão em torno de um problema crucial, a Inglaterra segue tocando o barco, não pára, sua democracia não sofre nenhum abalo. Não há a menor chance d haver um retrocesso institucional. Não se vê nenhum ministro das cortes de justiça opinando, nenhum generl, nehum almirante, a Rainha não dá um pio. Seus políticos jamais descambam para o achincalhee nem usam o twitter para atacar ninguém. Nem governo e nem a oposição se degladiam em embates verbais indecentes ou violentos. Sem duvida, par os ingleses, a democracia deve prevalecer. É, recheçamos, um país sério.

Não sei, s~çao realidades diferentes, cultura, usos e costumes, mas vendo o funconamento do sitema parlamentarista, que o gabinete e o prieiro ministro podem cair ea democracia sobrevive tranquilamente, fico pensando que se lá atrástivêssemos optado por esse sistema de governo estaríamos com mais estabilidade. Não desse certo um governo, cairia e não se mxeria nos cargos de carreira haveria nova eleiçãoe priu.

Mas o grande problema nosso é justamente a falta de cultura do povo. Um regime parlamentarista aqui viraria gozação. Infelizmente. Admiro a Inglaterra. Repito: é um país sério. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 16/03/2019
Código do texto: T6599593
Classificação de conteúdo: seguro