DE COMPLEXIDADES EXISTENCIAIS E SEUS DESFECHOS
68861
Sábado, 16 de Março de 2019
A existência humana na Terra é absolutamente interessante, a começar pela diferença entre todos os que vivem nela, apesar de que muitos insistem em afirmar que somos todos iguais, principalmente sob a lei, o que não representa a verdade.
Mas as características individuais que possuímos, também são muito diferentes. Isso é fácil de se observar a partir das aptidões que possuímos. Alguns com várias delas, outros com uma só e ainda existem aqueles que não possuem nenhuma delas.
Mas é sabido que algumas destas são mais chamativas que outras. Por exemplo, a aptidão artística quase sempre leva vantagem sobre quase todas as outras, mas isso possui nuances também interessantes, porque as pessoas que estão sob tais verves, quase sempre se perdem na vida porque vivem com a mente nas nuvens e sem os pés arraigados ao chão. Então é comum vê-las, principalmente em idade avançada, em maus lençóis.
Daí que cada um de nós estará sujeito às circunstâncias. E feliz será aquele que tiver firmeza de carácter, não se deixando levar por certas situações. O essencial é ter uma prática profissional objetiva que lhe permita ter uma existência segura e determinada, mesmo com a variação que a vida exerce sob todos.
Mas o progresso está se incumbindo de alterar as regras naturais da vida, a começar por colocar o humano num plano inferior com relação às parafernálias ao serviço dele. E a informática tem uma participação profunda nessas mudanças e nessas dependências.
A humanidade não está sabendo lidar com isso. Daí que um contingente enorme anda sendo colocada de lado, principalmente no mercado de trabalho, causando um estrago tremendo em nossas existências.
Há que se criar outras alternativas de sobrevivência, evitando que as pessoas se transformem em indigentes. E as grandes cidades já expressam tal situação. O reflexo disso está na violência urbana. E ela já está causando baixas na população, num nível pra lá de preocupante e assustador.
Assim, já passou da hora dos especialistas debruçarem-se sobre tais questões para resolvê-las. E isso urge. Antes que o caos tome conta de tudo e de todos. Se isso já não aconteceu!