ABARÁ COM KAFKA

(ao meu amigo Boni)

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Quando me encontrei com Kafka dobrando a esquina, na Rua da Baderna... Ele me disse o seguinte...

- Você pode seguir por três caminhos:

NO PRIMEIRO, você sairá à procura de algo muito importante. Você andará por lojas, shoppings, empresas, repartições, serviços de atendimento, escritório de advogados, políticos e também pessoas comuns, mas não conseguirá o que procura... E sempre lhe dirão que continue seguindo em frente e procurando... Quando você desistir de tal coisa – tão importante e que não sabe o que é - a vida estará chegando ao fim.

NO SEGUNDO, você estará finalmente deitado em descanso. Mas estará preso em si mesmo, transformado em coisa mais absurda e nojenta que lhe for conveniente. Jamais sairá, jamais estará doente, jamais será importunado... porém, jamais será adequado... e sempre estará sozinho.

NO TERCEIRO, você será um artista, numa vocação muito antiga. E você estará em frente as pessoas, expondo a sua arte incrível. Mas será como um homem invisível. Sua arte perderá o sentido e a graça. Você não terá vontade de seguir em frente e então esquecerá de si mesmo, perdido em pensamentos.

Afinal, após um longo suspiro... Respondi ao escritor:

- Kafka... Eu vou ali, comer um abará, com camarão, vatapá, pimenta e Coca Cola..., VIU?!

Dei meia volta e segui meu caminho. Nunca mais nos falamos.