Quem sou?

Ouvi essa frase a algum tempo: “Eu quero que você seja como era antes”, e ela tomou meu interesse.

As pessoas normalmente nos querem como elas nos conheceram e nos julgam pelo que éramos e não pelo que somos e nos tornamos.

Estamos fadados a mudar, tanto fisicamente quanto mentalmente, a todo o momento. Às vezes acordamos e queremos mudar nosso corte de cabelo, sua cor e estilo, ou então vemos uma bela imagem e a marcamos em nossa pele, com uma linda tatuagem. Todas essas mudanças de rotina nos moldam, dia após dia, e nos tornam o que somos. E toda vez que ouvimos algo como a frase acima é como se tudo que nos esforçamos para ser fosse ofuscado pelo que éramos antigamente, nos tornando menos “eu”.

Talvez tais mudanças tenham tirado aquele sorriso bondoso e alegre de seu rosto, deixando lugar para uma carranca ranzinza, ou talvez seu olhar tristonho tenha sido ofuscado pelo seu novo sorriso de felicidade ou talvez você simplesmente esteja confuso, sem saber mais quem ou o que você é, mas cada uma dessas coisas, dessas mudanças, sendo elas boas ou ruins, podem ser acopladas a uma única e pequena palavra: Eu; essa palavra é o que te define, o que faz de você... você.

Quem sabe, você tenha lutado e se esforçado muito para mudar quem você era – ou talvez você sequer tenha percebido essas mudanças -, e talvez você goste mais dessa versão 2.0 de você mesmo, porque o que mais importa é isso: é você se orgulhar daquilo que você é, não do que foi e nem do quê será. É você saber o quê não é, antes mesmo de saber quem você é.

Escrever sobre isso é tão confuso quanto passar por isso, por essa avalanche de mudanças e desavenças, por todas essas ações e rejeições, mas é incrivelmente gratificante, já que pude ouvir a resposta de alguém a essa pergunta: “Não me queira pelo que já fui, me queira pelo que sou agora.’’. O que mais quero são mais pessoas assim, que saibam se orgulhar, pelo menos um pouquinho de si mesmos, que saiba se olhar e colocar um sorriso no rosto, por ter certeza de que aquele é você, não importa o quão difícil seja chegar ali, porque só temos um lugar para encontrar quem realmente somos: dentro de nós mesmos.

Beatriz Kaiber
Enviado por Beatriz Kaiber em 12/03/2019
Código do texto: T6596437
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.