A quem seu altruísmo ajuda?

Um rapaz, acaba de conseguir um emprego em outra cidade. A notícia é boa mas a mudança requer esforço, coragem e muita disposição, afinal o que fazer com todos os móveis acumulados durante anos? Vender? Muito trabalho, não tenho tempo. Doar? Irei doá-los a quem precisa. Tantos catadores passam pela minha rua todos os dias...doarei ao primeiro que passar. Dito isso, problema resolvido. Ufa.

Lá fora, em uma calçada, do outro lado do bairro um casal, com planos menos grandiosos que o rapaz, planeja seu dia em busca de sustento. Sair, apanhar uma tonelada de recicláveis, talvez no caminho encontre algo para comer.

E se encontram, os 3. Casal e rapaz.

- Hei, estou doando uma geladeira, muito boa, novinha...estou de mudança, consegui um emprego em outra cidade, tentar a sorte. Parado é que não da pra ficar. Mas tem que vir buscar. A geladeira. Não quer? Que descaso. Estou tentando ajudá-los. Preferem dinheiro pra beber ne? Bando de vagabundo.

Bonita a geladeira né, amor? Sim, mas onde a guardariamos? Carregariamos pela cidade conosco? Há dias em que não tenho força nem para carregar o peso de meu corpo...Poderiamos vender e comprar alimentos! Afinal, para que serve uma geladeira sem alimentos? Mas não teriamos a geladeira, amor. Sim, por isso melhor recusar. Será um problema para nós. Não quero problemas, quero comer. Será que ele não troca a geladeira por alguns pães? Melhor não perguntar.