A MULHER NO MUNDO

Dia 8 de março , dia Internacional da mulher. Neste dia me fez refletir não só na mulher brasileira. mas na mulher do Oriente Médio, onde há uma discrepância de valores e deveres destinados ao sexo feminino. Na Arábia Saudita, por exemplo, suponho que muitas mulheres desejariam ter nascido homem, visto que, a rígida lei islâmica impõem a separação de gêneros. Há leis severas, aqui mencionarei algumas, para mostrar fatos que muitas pessoas desconhecem do mundo lá fora. Na Arábia Saudita, a mulher é terminantemente proibida de conversar com homens, que não sejam da família ou marido, principalmente na rua. Mulher não vai a funerais. Pelo fato de existir uma crença de que os mortos podem ouvir as crenças, a mulher por ser mais emotiva, acreditam eles, que elas poderão incomodar os mortos. Andar de bicicleta, outro impedimento, ao que refere ao sexo feminino, pois atrai a atenção dos homens e expõe a sociedade, violando a castidade da mulher. No que diz respeito viajar, para qualquer lugar, elas terão que ter uma companhia masculina, uma espécie de guardião. Muitos outros impedimentos subsistem, em uma cultura bem distante da nossa. Não deve ser nada fácil, enfrentar tantos preconceitos.

 A mulher brasileira num contexto geral, atualmente é participativa no mercado de trabalho.  A qualificação em curso superior, mestrado, doutorado, está cada vez mais evidente na vida de cada uma de nós. Entretanto, todos nós sabemos, que muitas pessoas tentam subestimar
a mulher em realizações profissionais e em outros planos, tentando reprimir a igualdade entre ente sexo feminino e masculino. Esse é um dos fatores mais contundentes. Apesar de tudo, a mulher brasileira tem mostrado ao longo dos anos, ter capacidade de exercer atividades em vários segmentos do mercado de trabalho, com igualdade salarial, sem nenhum prejuízo. Ou seja, a mulher nos dias atuais, trabalhando fora, exercendo uma profissão digna, com êxito, é fato.

Episódio, que muito nos entristece e tornou-se uma luta diária, é a violência tanto sexual, como doméstica contra a mulher, situação que é do nosso conhecimento fazendo centenas de vítimas por dia no Brasil. Torço para que, mesmo lentamente esse contexto inaceitável, seja definitivamente resolvido.  A grandeza do ser humano está no caráter, na sensibilidade diante de qualquer ato opressor, na determinação de enfrentar desafios, buscando vitórias, independente de gênero.



 

Verdana Verdannis
Enviado por Verdana Verdannis em 11/03/2019
Reeditado em 19/04/2024
Código do texto: T6595440
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.