Ninguém sabe e ninguém viu...

Finzinho de domingo, dia meio chato, mas pelo menos não choveu e eu pude dar uma voltinha meio bambo, num passinho lento, mas, graças a Deus, ainda vivo e bulindo. Felizente hoje não discuti política com ninguém. Na verdade nem discuto mais, só faço ouvir. Entra tudo por um ouvido e sai pelo outro, as vezes ne ouço direito porque ando meio surdo. Mas o neto diz que me faço de surdo para não discutir. Quem sou eu para discutir com meu neto? Ele manda em mim. Estão rindo? Não deveriam, manda mesmo. às vezes bato até continência para ele. É apolítico, ele e a maioria dos colegas. Isso me deixa meio preocupado. A juventude está fora dod debate. Mas vamos à maltraçada deste fim de noite, vamos sair dos entratose enrar nos finalmentes que não é nao tem nada a ver com a política.

Nada me faz recordar tanto o passado quanto a música. Toda qualidade de música, frise-se. às vezes uma musiquinha apagada, devagar e meio tola é capaz de despertar uma emoçção incrível. A música, acredito, é uma espécie de ponte do passadocom o presente. Ela diz ao presente que o passadp existe e não morre.

Aqui no RL já comentei diversas músicas, canotrese e compositores. Hoje quero lembrar um samba-canção. me parece que da autoria de Jair Amorim (a letra) e de Dunga (a música), denominada "Conceição". Pergunto: quem dos mais adentrados nos anos não recordada melodia e da letra dessa música? Se estivesse conosco a saudosa eyse Félix lembraria na hora. Penso que a maioria é capaz de cantá-la mesmo que seja no banheiro.

Quantas moças de nome Conceição não foram alvo de brincadeirass e de serenatas com essa música? E o interessante hermanss e hermanos, é que a música é meio triste e dramática. Vejam os versos finais:

"Se subiu,/ Ninguém sabe, ninguém viu,/ Pois hoje o seu nome mudou./ E estranhos caminhos pisou// Só eu sei/ que tentando a subida desceu,/ E, agora, daria um mlhão/ Para ser outra vez, Conceição".

Penso que ao ladode "Volta do Boêmio", de Adelino Moreira, imortalizada por Nelson Gonçalves, onceição foi recordista de audição no Brasil, cantada magistralmente por Cauby Peixoto.

Sobre essa música há dois fatos curiosos: Primeiro, ela foi oferecida pelos compositores a Sílvio Caldas, mas ele a descartou, alegando que a achava meo boba e, ortanto, não faria nenhum sucesso. Ela foi estão andando de mão em mão até chegar a Cauby, então cantor em começo de carreira que com essa música disparou. Conceição foi quem alavancou sua carreira. O segundo fato, este mais curioso ainda, é que Cauby, num programa de Leda Nagle, afirmou que não gostava de cantar a música Conceição. Achei, sinceramente, que foi uma ingratidão do saudoso grande cantor, afinal ele devia parte d seu sucesso a essa música.

A verdade é que a musica Conceição, assim que a ouvimos, em qualquer partee a qualquer hora, falo dos mais adentrados nos anos, pensamsos no passado, nos incríveis ansos dourados quando o amor, a paixão e o roamntismo eram levados a sério. Ouvir Conceição para mim é uma delícia, é um renascr de emoções. "Conceição eu me lembro muito bem que vivias no morro a sonhar, com coisas que o morro não tem... Ah, saudade. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 10/03/2019
Código do texto: T6594919
Classificação de conteúdo: seguro