História para Ninar Gente Grande

Compreendo a intolerância dos atrabiliários e prepotentes contra as artes, em especial contra a cultura popular e as festas do povo. O motivo é que artee cultura são libertáriose combatem o autoritarismo e a prepotência. E as fesytas populares são sempre a inspiração e o espaço da arte e da culturase manifestar e combater as inustiças. Assim sendo, nao se pode esperar dos autoritários outra coisa se não a intolerância. Eles não suportam a art,a cultura, o humor, a grita e o som que vem das ruas proporcionado pelos artistas do povo. Vejam que os autoritáros detestam o carnaval. Fazem de um tudo para melar o carnaval, recorrem até a expedientes chulos e pornográficos. É preciso desenhar? Creio que não.

A Mangueira foi, sem dúvida, que deu a maior lição de cultura, resistênciae combate aos que nao suportam a cultura popular e nem a verdadeira história do povo. Com um enredo notavel, "História para Ninar Gente Grande" deu uma aulka de brasilidade, história resistência contra o obscurantismo.

O samba, magnífico, composto por uma plêiade de sambistas do povo, Danilo Firmino, David Domênico, Mamaá, Márcio Bola, Ronie Oliveira eomaz Mirando, empolgou o povo no sambodromo, no país e no mundo. Transcrevo a letra:

"Mangueira, tira a poeira dos porões/Ó abe alas pros teus heróis de barracões/ Dos Brasisquese faz um país de Lecis, Jamelões/ São verdee rosa as multidões. (Bis)// Brasil, meu nego/ Deixa eu te contar/ A história que a história não conta/ O avesso do mesmo lugar/ Na luta que a gente se encontra// Brasil meu nego/ A Mangueira chegou/ Com versos que o livro apagou/ Desde 1500 tem mais invasão que descobrimento/ Tem sangue retinto pisado/ Atras do herói emoldurado/Mulheres, tamios, mulatos/ Eu quero um país que não está no retrato/ / Brasil, o te nome é Dandara/ E a tua cara é de cariri/ Não veio do céu/ Nem das mãos de Isabel/ A iberdade é um dragão do mar de Aracati/ / Salve os caboclos de julho/ Qem foi de açonos anos de chumbo/ Brasil, chegoua vez/De ouvir as Marias, Mahins, Marielles, malês".

Disse e repito o país e o mundo tudo vibraram cm essa hmenagem linda aos verdaderos heróis, com essa exaltação a musas da liberdade como Marielle. A Mangueiradespertou o Brasil. A Estação Primeira arrebentou a boca do balão.Senti muito Beth Carvalho não ter podido participar, mas estavabem represetadapor Leci Brandão e Neson Sargento. Que beleza a Mangueira. Linda e comandando a resistência. Viva a Mangueira. Inté.

P.S. Talvez, quem sabe, Olavo de Carvalho ordene aos seus discípulos organzar um desfile para responde a Mangueira. "Quando piso em flhas secas, caídas de uma Mangueira...

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 10/03/2019
Código do texto: T6594708
Classificação de conteúdo: seguro