Sobre a internet - autor CL Odi Cezar Cordeiro

No mundo atual quem não domina a informática é um verdadeiro analfabeto, marginalizado pela rápida evolução tecnológica que possibilita o acesso à informação. O analfabetismo digital é um grande fator de exclusão, que resulta em sérias implicações sociais, políticas, jurídicas e econômicas. Antes se falava que aquele que não fosse devidamente alfabetizado, que não conseguisse interpretar e compreender um texto, estava marginalizado, estigmatizado. Poderíamos afirmar que essa tal pessoa não teria sua cidadania exercida plenamente, estando, pois, fadada inexoravelmente a um destino sem perspectivas, restando-lhe somente subempregos.


Agora temos o surgimento do excluído digital, o verdadeiro marginalizado do século XXI.


Hoje, "navegar" é imprescindível, sobretudo, dominar as tecnologias de informação. A informação é poder. A Internet e o computador são ferramentas imprescindíveis para quem quer se inserir na vida moderna e no mercado de trabalho. E neste contexto as crianças e os jovens (felizmente) saltaram na frente e aliados ao celular e ao videogame dominam com impressionando habilidade a nova tecnologia.


Hoje do “gari”, do balconista da loja ao advogado, a qualquer profissional e a todos se impõe o uso da informática. Todos precisam dominar as tecnologias de informação, sejam eles quem forem, estejam eles onde estiverem. Atualmente, sem informação não há comunicação, o que resulta em exclusão, marginalização.


É preocupante no Lions LD-5 o distanciamento dos Leões das ferramentas da Internet: apenas 25% dos Associados tem e-mail registrado no Cadastro do Lions Internacional.


É inadmissível, na nossa ótica, que tantos associados do Lions, notadamente integrantes das classes mais privilegiados da sociedade, estejam alijados por opção própria, deste mecanismo de informação.


Recentemente o Presidente Internacional Jimmy M. Ross, na carta mensal enviada aos Dirigentes de Clubes, informa que “é importante que a associação se atualize do melhor modo possível. Em 2007, isto significa usar a Internet e tirar o melhor proveito possível dos recursos on-line...”


Diz ainda que: “Este ano, daremos um passo adiante fazendo com que materiais constantes anteriormente das versões impressas dos Kits de Presidente de Clube e de Secretário de Clube estejam disponíveis na Seção Recursos de Clube do website Associação www.lionsclubs.org ...”. “Os únicos itens impressos que estaremos fornecendo este ano a todos os Lions clubes serão os Cartões de Sócios C-3...”


Aguardamos sua visita e principalmente a divulgação do site do LD-5 entre os Associados do seu clube.


Estaremos sempre aqui dispostos a ajudar e a divulgar as atividades do Leonísmo no LD-5.


CL Odi Cézar Cordeiro

Webmaster LD-5