Desamarre o rosto

Finzinho da noite de nove de março, aniversário da minha querida neta, Camilinha. Passei o dia com ela, sem me ligar em jornal ou televisão, revendo álbuns, recordando de quando ela ainda era criança, depois na escola, no colégo, agora está na faculdade, está falatando um ano para se formar em Direito. já está estagiando num dos grandes escritórios aqui do Recife. Fico, como dizia a ela hoje, sem acreditar que não é a mesma meninha. Ela diz que eu ainda a trato como se fosse uma criança. É vero. Mas não podemos parar e nem arasar o relógio da vida. Bom, fiquei feliz na comemoração e, poke!, chorei. Sou mole, emotivo, manteiga derretda como dizia minha avó. Mas logo comecei a rir. Nao vivo sem rir. Juro.

É justamente sobre a alegria, o riso, o humor que quero dar uma palinha neste final de noite. A minha neta sempre me pergunta por que eu sou tão alegre. Sempre respondo que ra alegria faz parte da minha personalidade. E adianto dizendo o que seria de mim, asmático crônico, pobre, velho se não fosse essa alegria... E lembrei da miha irmã, tambem muito alegre, mas que quando me via rindo até sozinho perguntava: - Nêgo do beição, tais vendo desenho animado? Euu nem resondia, ela caia na gaitada. epois eu diziaa ela: - Nêga da beiçola, tu não tais lembrada qe vó dizia que muito rio era pouco riso? Se for verdade eu e ela estamos em maus lençóis.

Comprendo que todos vivemos em meio a dificuldades, tensão, incerteza, mas, mesmo assim, não podemos perder o humor jamais. Basta de zanga, arenga, cara amarrada, essa raiva entranhada. Tudo bem, que vcada um lute pelas suas idéias, ideais, causas, mas sem perder a alegria de viver, sem azedar, sem virar vinagre. Nao estou censurando ninguém. Deus me livre de me insinuar a palmatóriado mundo. Sou apenas um véio que não sabe vover de cara amarrada e nem babando de raiva, rancor e ódio. Sou ainda otimista e acho que amanhã será outro dia. Sempre recvordo o final de uma crônica de Dom Hélder Câmara, o meu guru eterno:

"Desamarre seu rosto. Não pense que cara séria resolve problema. Cara feia, para o Povo, não é tanto falta de beleza; é cara enjoada, enfezada, de poucos amigos...

"Não trinque os dentes. Não cerre os lábios. Deixe que eles se abram felizes, sorrindo para tudo e para todos, para os homens e para Deus!".

Amem e Boa Noite hermanas e hermanos. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 09/03/2019
Código do texto: T6594122
Classificação de conteúdo: seguro