Eu defendo que se cante o Hino Nacional nas escolas

Às vezes as reminiscências me envolvem e atrelada a elas um sentimento de nostalgia de um tempo em que a ingenuidade como névoa me impedia de enxergar algumas realidades duras que mais tarde se apresentaram sem máscaras a mim. Me lembro que quase sempre o toque do Hino Nacional me emocionava na adolescência , cantava com um ardor ,uma paixão ,mas confesso um fato intrigante : não conhecia a interpretação da letra . Não me permito sentir culpada pois talvez noventa por cento dos estudantes saem ou sairão do ensino médio sem sequer ter feito uma análise minuciosa da letra do Hino Nacional. Cantam porque são obrigados ou porque acreditam que simplesmente o fato de o fazerem lhes conferirão o título de cidadãos patriotas.

Eu defendo que se cante o Hino Nacional antes que chegue o dia que sem querer você começa a não ter paciência com certas complicações, burocracias , linguagem indireta.Você começa a priorizar a simplicidade ,a clareza .A inversão começa a irritar , até na linguagem, como é o caso do Hino Nacional ,um texto parnasiano que exaltava a forma em detrimento a clareza .

Eu defendo que se cante o Hino Nacional antes que a figura de um príncipe regente montado em um cavalo com espada em punho ,emitindo o tão sonoro grito “Independência ou morte “ não te convença mais , você descobre sem querer que esse grito foi de inúmeras pessoas , que por longo tempo tiveram suas vozes abafadas pelo medo, você descobre que a independência política do Brasil era inevitável naquela época ,devido ao apelo e pressões de determinados grupos. Você descobre que o protagonista dessa história toda não tinha nenhum interesse em atender as classes menos favorecidas, e sim ,se manter no poder e garantir os interesses da elite que o apoiava .

Eu defendo que se cante o Hino Nacional antes que chegue o dia que sem querer descubramos os que nossa “independência” , emancipação foi apenas política , socialmente continuamos totalmente dependente de uma classe dominante , opressora , que suga e explora o direito do trabalhador.

Eu defendo que se cante o Hino Nacional antes que chegue o dia que tenhamos vergonha de cantar o fragmento “verás que um filho teu não foge a luta” . Vivemos em uma sociedade em que ninguém defende a não ser seus próprios interesses , às vezes de sua família.Ninguém consegue pensar no todo ,no coletivo. Salvo duas , três dentre cem pessoas possam ter sentimento de altruísmo , sensibilidade com a dor alheia.. Morrer pela pátria???Onde??? Quando?? Posso até lutar por algo ,desde que atenda um interesse meu ,o outro que corra atrás. Pior é que às vezes mais de milhões de vozes gritam em vão, jamais serão ouvidas , milhões não tem arma alguma para lutar contra injustiças que sofrem diariamente e as pessoas que escolhemos para nos representar ,falar por nós,lutar por nós ,só pensam em si mesmas,em lucrarem , enriquecerem ,ainda que ilicitamente.

Eu defendo que se cante o Hino Nacional antes que a palavra liberdade não te empolgue tanto , que você perceba que ela é condicionada e que somos podados , sufocados dia após dia de forma sutil e subliminar por quem está no poder .As tentativas de intimidação são constantes , às vezes até imperceptíveis ,embrulhadas com o papel de ética profissional ,ética moral, ética cristã, que acho a pior de todas ,mas o que querem é calar a voz pensante ,para que não haja crítica ,nem questionamentos a governos tiranos e injustos. Ah e agora tem o tribunal chamado redes sociais , pobre de quem se coloca frente a ele!!E é fácil enfrentá-lo, é só emitir opinião contrária a de alguns grupos extremistas , hipócritas que pregam o politicamente correto ,mas se for conhecer suas vidas , você sente pena .. São arrogantes, não aceitam diálogo, a defesa imediata são os xingamentos ,as palavras ofensivas,quase sempre são leigos nos assuntos dos quais debatem, não possuem conhecimento de causa, reproduzem jargões preconceituosos do senso comum, não possuem identidade e são fechados para o novo ,para o diferente ,para o aprendizado e renovação.

Eu defendo que se cante o Hino Nacional antes que descubramos que o amor iluminando a pátria como raio ficou só no sonho mesmo .As pessoas se tornaram ,ou sempre foram ,e apenas se revelaram más, impiedosas, cruéis , capazes de comemorar a morte dos outros ,tomadas por um maligno sentimento partidário, religioso.

Eu defendo que se cante o Hino Nacional antes que o fato de o Cruzeiro do Sul ser aparente no céu brasileiro não fizer a menor diferença ,pois não temos tempo de apreciá_lo,nem interesse em conhecê_lo.As estrelas que admiramos hoje são humanas , o nosso ego quer ser uma delas. Pobres de nós , estrelas cadentes , frágeis , que brilhamos um dia ,no outro nem aparecemos e de repente sumimos de vez !!!

Eu defendo que se cante o Hino Nacional antes que descubramos que berço esplêndido ,ou seja a localização perfeita do Brasil , rodeado de belas praias e sol iluminando ,livre de catástrofes naturais gigantes pouca importa. E as catástrofes humanas que presenciamos?? E as mais de trezentas vidas que foram soterradas pela lama de rejeitos de uma barragem??Ali não foram soterrados apenas corpos, ali foram soterrados o direito de inúmeras crianças de ouvir a voz do pai ou da mãe no final do dia. Ali foram soterrados o direito de inúmeras crianças de ter a figura materna ou paterna para os protegerem afetivamente, financeiramente ao longo do crescimento.Ah e que falta , que buraco isso causa!!Ali foram soterrados o sonho e projetos de jovens sonhadores em formarem uma família!!Ali foram soterrados o maior amor, e para não dizer a vida de muitas mães, que se permitirão emocionalmente serem enterradas juntas a seus filhos.

Eu defendo que se cante o Hino Nacional antes que chegue o dia em não conheçamos os risonhos lindos campos ,as mais lindas flores pois o “bicho”homem está destruindo em alta escala as belezas naturais pela busca desesperada por lucro e riquezas.

Mas apesar de a letra do Hino Nacional não ser fiel a realidade que nos rodeia ,duvido alguém conseguir escrever uma música com tamanha beleza rítmica, poética!! Talvez não seja coerente com a realidade pois o poeta é um sonhador.Talvez ele quisesse exaltar o Brasil imaginário, sonhado por todos nós.

Talvez pareça demagogo e incoerente depois de tanto escrever aspectos negativos do país dizer que aqui jaz um coração que ainda pulsa mais forte ao ouvir o Hino Nacional e ainda ama e sente orgulho de ser brasileira!!! Porque brasileiro não desiste nunca, mesmo tendo mil motivos para tal. A esperança ainda nos move. .

Abigail Roha
Enviado por Abigail Roha em 08/03/2019
Código do texto: T6593296
Classificação de conteúdo: seguro