O dia em que Freddie Mercury mudou o mundo

Nota prévia : Não sou fã dos Queen, nem alinho naquela tese que defende que o seu vocalista foi vítima do SIDA/AIDS, a ser vítima de alguma coisa ele foi do seu estilo de vida.

Tendo dito isto:

- Nos anos 80 existiam apenas 2 canais em Portugal, e cujas emissões se limitavam a algumas horas por dia. No que toca a transmissões globais, tínhamos o incontornável Festival Eurovisão da Canção, os jogos da selecção, os jogos de clubes nas competições europeias a Formula1 e pouco mais.

Em 1985, com o Live Aid tudo mudou:

- Se a memória não me atraiçoa, Portugal teve apenas acesso a um directo televisivo, o directo da actuação dos Queen.

A nível musical foram os 15 minutos mais alucinantes da minha vida, porque Freddie Mercury foi sublime, porque naquele quarto de hora ele não foi o Rei, foi o Dono do planeta.

Na altura não me apercebi que se estava a fazer história, não me apercebi que eu e muitos milhões, ao mesmo tempo, estávamos a assistir aquele tipo de coisas raras que mais tarde se contam aos netos.

Por isso penso que há um antes e um depois do Live Aid.

O antes era a pré-história televisiva, o depois foi a aldeia global nos ter entrado casa adentro via televisão e nunca mais de lá ter saído.

Por isso hoje, passados quase 34 anos, me arrepio quando penso naqueles 15 quase transcendentes minutos, que mudaram o mundo para sempre, e sim, eu posso dizer “eu estava lá”

Nota adicional para responder a Wendel Alves Damasceno:

-Tendo trabalhado na área da SIDA penso ter alguns conhecimentos sobre ela, os suficientes para lhe dizer que ninguém pode precisar a altura em que Freddie foi infectado, dado o período de incubação do vírus variar (basta uma rápida pesquisa web para se saber disso...)

- No que toca ao estilo de vida : rapidamente a notícia de uma nova doença apareceu na comunidade gay, uma doença precisamente ligada ao estilo de vida dessa comunidade, que foi das primeiras a ser infectadas, havendo vários testemunhos que indicam que o cantor sabia os riscos que corria mas que não ligou importância a esses riscos... (novamente, basta pesquisar na web e dará com esses testemunhos)

- E finalmente o efeito globalizante do Live Aid...quem o viveu sabe que existe um antes e um depois (também basta pesquisar na web para se saber isso...), quem o nega, desculpe a minha arrogância, ou não o viveu ou não sabe do que está falar...

Sabe, gosto que me critiquem os textos, mas gosto que as críticas sejam sérias, consistentes e não um conjunto de palavras as quais li com toda a atenção, mas que, francamente, no final não me disseram nada devido à sua inconsistência...

Sem ofensa, um abraço fraterno de Portugal

Miguel Patrício Gomes
Enviado por Miguel Patrício Gomes em 08/03/2019
Reeditado em 08/03/2019
Código do texto: T6592937
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.