Ninguém é dono do povo

Sei nao, mas há pessoas que não conseguem nem camuflar sua arrogância, preconceito e autoritarismo enrustido. Alguns chegam a insinuar que o cidadão comum é incapaz de pensar ou de se educar ou, ainda, de adquirir cultura. É como se fossem proprietários do saber, da escrita, da cultura. Ironizam a escrita de quem não possui títulos ou cultura superior. Esquecem por completo do que afirmou Noel Rosa: - Batuque é privilégio, ninguem aprende samaba no colégio.

De minha parte podem babar toda raiva e preconceito, ironizar, pichar ou desclassificar o que escrevo. Semre recordo o que dizia minha avó que nunca foi à escola: - O qe vem de baixo não me atinge!E nada é mais baixoe nojento que a arrogância e o preconceito.

Mas o que quero colocar, nesta oportunidade, é algo que sempre pensei e acredito: ningupem, mas ninguém mesmo, é dono do povo. Lembro Paulo Mendes Campos: "Só o povo reinará! Só o povo reinará!". Adoro o que escreveu um professor de Pesqueira, um dos grandes nmes da cultura pernambucana, Potiguar Matos (que me apelidou de D'Artagnan). Vou citar um trecho de uma maravilhoisa crônica dele:

"A beleza da democracia está em que ela gera a sua própria Nêmesis. Quem lhe fazaqui msmo paga. O povo é pobre, ou doente, ou ignorante: o povo não tm onde morar, onde se tratar, nde aprender; mas o povo é inteligente e tem memória. Ai de quem lhe promee em vão. De quem se faz Papai Noel pré-natalino e abre o sacolão das promessas mentirosas, dos contos de fadas insuperáveis, das nenesses milionárias. Sempre cega auma hora de ajuste de contas.

"É uma hora que corta fundo na carne e dói. Tudo o mais é choroe ranger de dentes. Ninguém pense que é dono do povo. Finalmente ele equaciona seus problemas.E move-se como humilde peão contra os reis arrogantes eauto-suficientes. A queda dos reia de pés-de-barro estronda no slêncio. A beleza da democraciaestá nisso. Como seu pratode castigo friamente. Muto friamente".

Bom, vou ficando por aqui. Como as coisas estão mais calmas, em homenagem ao Dia Internaconal da mulher, vu dar uma volta com minha querida esposa, Dona Nice, çelo Recife Antigo que ela adora, tomar uma lapadas de Pitu Gold e tirar o gosto com bolinhos de bacalhau, enquanto ela só toma sorvete e salada de frutas. Depois, se for caso, qem sabe.... O amor é lindo. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 08/03/2019
Código do texto: T6592839
Classificação de conteúdo: seguro