O MEU, O SEU, O DEUS DE CADA UM. ONDE ESTÁ?

Entrando no Areópago o grande Paulo de Tarso colocou para os presentes sua mente brilhante dizendo que considerava Atenas a cidade mais religiosa do mundo, pois além dos incontáveis deuses que figuravam na estatuária, estava uma inscrição significativa que lhe chamara a atenção: "Ao Deus Desconhecido", dizia ela.

Havia um Deus ignorado, mas ainda que desconhecido, era digno de veneração.

O “Deus Desconhecido” continua ser referência do homem. E são muitos deuses, mesmo os ateístas têm seu deus “desconhecido”, mas configurado, procurem-no....e lá está. Basta um pequeno “logos” para conhecê-lo. Mesmo no niilismo há um Deus...desconhecido.

Darwin o conhecia como Supremo Arquiteto, Kant como a necessariedade indemonstrável, eram cientistas, tinham deuses desconhecidos.

O humanista Gandhi entendia, embora ateísta, que Deus se manifesta em todas as coisas. Basta procurar Deus na história dos homens, os mais eminentes.

A existência desse deus abstrato junto a tantos cultuados e visíveis nos variados locais atenienses, mostrara a Paulo ter o nascente cristianismo um ponto comum com os deuses atenienses, o Deus de Paulo não habitava nenhum templo feito pelo homem, e não era servido por mãos humanas.

É como os deuses dos gênios agnósticos.

Um "Deus desconhecido", dos agnósticos,um deus que não habitava nenhum templo, como o de Paulo.

Essa razão foge ao desate desse nó até hoje , razão que a razão desconhece, e por isso são deuses desconhecidos, MAS NECESSÁRIOS....O por que(?) é de cada um....seu achado igualmente. Consulte-se a história....dos homens.

Com a chegada de Paulo, filósofos, supõe-se que estoicos e epicuristas, tinham curiosidade de conhecer o evangelista, gostavam de ouvir o novo, principalmente daquele grande tribuno e notável advogado transformado.

Ele fora falar sobre um fato que ninguém percebe muito, todos têm seu DEUS DESCONHECIDO, mas têm.....

Quem não tem um Deus ou algo maior em que acreditar, não vive, é um pária das consequências pelas quais chegou neste planeta e ele habita. Um coitado. Falta alma, inexiste conteúdo, rasteja um corpo e só.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 06/03/2019
Reeditado em 06/03/2019
Código do texto: T6591128
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.