Ouro de tolo

Ouro de tolo

Você sabe por que há tantas filas no Brasil? Assim, fila para ser atendido no posto de saúde. Para você fazer um exame de urgência (quimioterapia). Tem para você fazer cirurgia de emergência. Há também aquela fila para um ente querido ir a UTI. Isto, algumas na saúde, no entanto há outras.

Lembra aquela fila que os pais ficam dias, em frente ao colégio, buscando vagas para seus filhos? Outras estranhas, como a de corpos em um IML, porque uma barragem se rompeu. Algumas são esquisitas, filas de processos contra políticos com ficha suja no congresso. Outra fila sem pé nem cabeça, é a de pessoas sendo despejadas, porque o condomínio vai cair, no caso em questão, condomínios de pobre, por que de rico não cai. Pior ainda, estes condomínios sociais, muitas vezes custam o dobro para os cofres públicos.

Será que o cimento é outro? Ou as construtoras “enfiam ferro ruim” nos pobres? Não “né”, aqui mora uma das galinhas dos ovos de ouro da política. Da se a sociedade um monstrengo e se superfatura a obra. Assim sendo, os políticos envolvidos ganham duas vezes. Na obra que lhes forneceu propinas e as próximas eleições, seus nomes serão lembrados nas urnas.

Depois de poucos anos a obra cai e começa tudo de novo. Superfaturam a obra outra vez e as pessoas são reeleitas, não se acham os culpados, geralmente a construtora vai à falência. Para resolver o problema, fazem outra obra, superfaturam, cobram propinas, fazem um social e seus nomes são lembrados as urnas. Alguns anos depois, os condôminos são despejados e... Eita coisa doida isto, faz lembrar Barão de Itararé, o Brasil é feito por nós, basta desatarmos os nós.

Porém, voltando à fila, há muitas outras que apenas atrasam o crescimento do gigante adormecido. Contudo, como identificar o porquê de todas estas filas? Ou, por que estas afetam mais facilmente a classe operária do Brasil. No outro lado da moeda, por que a classe mais abastada, não entra nestas filas?

Já viu rico dormindo em porta de colégio, para garantir vaga para seu filho estudar? E nem vai ver, ele coloca seu filho em colégio particular. Ou rico na fila do SUS, para agendar uma seção de quimioterapia? Quem fotografou em um hospital, uma pessoa de posses, em uma maca por falta de UTI? Não será possível isto, o rico tem plano de saúde e se ficar doente, vão até de helicóptero buscar a pessoa.

Entretanto, é culpa dessas pessoas ter o privilégio de não usar estas filas? Não, estas pessoas trabalham muito, para poder usufruir destes luxos.

A capacidade de um, não justifica a classe social menos favorecida de outro.

Entretanto, o estado existe para dar guarida à sociedade, sem privilegiar qualquer classe. Ou seja, o hospital que atende uma pessoa, deve atender o restante da população, usando dos mesmos recursos.

Contudo, porque um hospital é diferente do outro? Por que condomínios de pobres caem e de ricos não? Por que não há filas, em colégio de ricos?

Muitas respostas cabem como no exemplo do condomínio, ou seja, enrolação. Verbas mal alocadas, compras superfaturadas, pessoas incapacitadas para o cargo que ocupam, a falta de um profissional apto, a operar um equipamento, e muitas outras coisas que não funcionam, por que o país é mal gerido.

E uma das respostas mais interessantes, do por que deste gerenciamento ineficaz, reside no fator previdenciário. Pode parecer estranho, contudo, é lógico. O governo, ao pagar uma quantia irrisória, para que o médico atenda um paciente do SUS, força o profissional a ter seu próprio consultório. E só pessoas ricas, podem pagar a consulta.

Bom, mas isto parece fácil de resolver. Basta que o governo pague mais para os médicos, que trabalham para a população. E por que isto não acontece? Por que a previdência social, precisa pagar as aposentadorias. Pronto, resolvida à questão. Basta parar de pagar os aposentados.

É, pode até parecer um absurdo, contudo, pensando bem, é a melhor opção.

O dia que a sociedade parar de exigir aposentadorias justas e contribuir para um fundo privado de pensão, perceberá que sua qualidade de vida vai melhorar e muito. Por um motivo bem simples.

O governo recolhe de cada trabalhador, certa quantia em dinheiro, com a finalidade de devolver, quando o contribuinte, completar um determinado tempo de contribuição. Contudo, o governo é o mais favorecido nesta divisão. Paga aos servidores do estado, aposentadorias desproporcionais, com relação a que paga ao trabalhador comum. Este, o grande contribuinte da previdência social. Quer dizer, classe operaria paga mais e recebe menos.

Há muitos aposentados do estado, que recebem algumas centenas de milhares de reais. Já o trabalhador comum, recebe menos de mil.

Analisando friamente, a sociedade não ganha nada com a aposentadoria. O salário é indigno e a pessoa precisa continuar trabalhando. Porém, a perda maior não é esta, o valor recebido.

Para manter a previdência social, é necessário tirar dinheiro de outras áreas. Como a saúde. Desfalcando este setor, as pessoas ficam sem hospitais, pois seus recursos foram desviados para pagar aposentados. O médico, recebendo um salário pouco expressivo, abre um consultório e o trabalhador assalariado, não pode fazer sua consulta, pois o valor cobrado é muito alto. Vai para o SUS, lá, vai precisar ficar um dia sem trabalhar, acordar cedo, ir para a fila, fazer a consulta e com sorte, se for uma dor de cabeça, será receitado um analgésico. Se não for isto e precisar de um especialista, vai perder outro dia de trabalho, depois será agendada a consulta para daqui um mês ou anos. Quando sair do especialista, terá que fazer exames, vai perder outro dia de trabalho e enfrentar outra fila. No dia de fazer o exame, o aparelho está quebrado, ou não há um técnico para operar este. E a consulta, remarcada. O funcionário anota seu telefone, e três meses depois liga agendando a consulta, para daqui a quatro meses. Então, a pessoa que atende ao telefone diz; “não será necessário, o contribuinte morreu”.

Contudo, este foi apenas um exemplo, do quanto sofre o trabalhador brasileiro. Há muitos outros. Os colégios que o estado oferece a sociedade, são poucos, mal aparelhados para educar os alunos, pois caso tivessem boas estruturas, os estudantes poderiam ser técnicos e trabalhar com o aparelho de quimioterapia. Nesta lógica, pagariam sua faculdade e isto desoneraria a família, e os pais, poderiam contribuir para um fundo privado de aposentadoria.

Tomando apenas como exemplos, saúde e educação, os ganhos a sociedade são inúmeros.

Comparando o condomínio, a previdência, está é uma ilusão. Ela pega seu dinheiro, promete que vai devolver um valor justo (como o ilusório elencado no artigo sétimo da C. F.) e divide a cereja do bolo, entre os três poderes, depois às raspas, a população. Lembra o condomínio, os políticos prometem uma obra fabulosa, as pessoas os elegem e um tempo depois a obra cai. Dividem a propina e superfaturam a obra. Depois fazem outra, outra e outra.

O governo deste país é assassino, mata a pessoa que precisa de um aparelho de quimioterapia, mata os sonhos de um aluno que não vai poder fazer faculdade, mata os aposentados de trabalhar, tudo isto para o bel prazer de suas aposentadorias injustas.

E não pode ser esquecido de outra coisa. Tudo o que eles têm, é a população que dá a eles nas urnas.

Quer uma aposentadoria justa? Comece mudando seu voto. Faça você sua casa. Faça você seu pé de meia. Saia do condomínio, este é uma ilusão.

A previdência sendo extinta, os aposentados do governo perdem esta teta e você terá mais saúde, mais e educação e as filas vão diminuir.

Trabalhe você, para gozar sua melhor idade, com mais saúde e educação. Não espere do governo, ele só pensa nele, e faz isto se prevenindo com seu dinheiro.

Paulo Cesar

Paulo Cesar Santos
Enviado por Paulo Cesar Santos em 02/03/2019
Reeditado em 02/03/2019
Código do texto: T6588115
Classificação de conteúdo: seguro