SERTÃO EM TODA PARTE

JALAPÃO, no Tocantins, microcosmo de desafios e contradições nacionais... Terra de travessia entre a Amazônia e o restante do país, sina ilusória de busca pelo Eldorado - no século XIX, os minérios no século XXI, a soja. ----- A cruviana, vento não muito leve, sopra na madrugada e o Cerrado vira bruma, isto é, nevoeiro, neblina: campos e chapadões esbranquiçados... Sim, porque o "sertão está em toda parte" (J. G. Rosa). ----- A obra do mineiro ROSA corre de Minas Gerais, maior parte, aos chapadões de Goiás, mas nas durezas e lonjuras do Jalapão se faz mais presente - no tempo do escritor, nos chapadões, o sertão, sua gente e as veredas eram o norte goiano, descrição de caminhos em "Grande sertão: veredas' - quebra-cangalhas e ladeiras vermelhas terríveis... até chegar ao Jalapão. ----- É no Cerrado que estão as ervas para dor de dente, feridas, estômago, intoxicações, dor de cabeça, tratamento de queimaduras e picadas de sobra e abelha... A jalapa, que de nome ao lugar, é remédio para o coração. As raizeiras - onde médicos não existem - herdaram o conhecimento de antepassados que vieram através da Caatinga e transmitem a sucessores. ----- Diversão, a viola esculpida no talo do buriti, árvore venerável na obra de ROSA - palmeira sinaliza onde tem água, madeira e palha para casas e jangadas, frutos para sucos, sorvetes doces e farinhas. Juriti, símbolo do amor infinito: "Namorei uma palmeira na quadra do entardecer..." - canto de RIOBALDO sobre seu amor por DIADORIM, de olhos verdes como as veredas de buritis. ----- O mais jovem estado brasileiro completou três décadas - o Tocantins é uma terra antiga com desafios modernos. Choque de culturas e temporalidades - riqueza cultural dos povos tradicionais X opulência econômica e tecnológica do agro-negócio: choque de desigualdades nacionais. A cultura dos sertões do Tocantins vem dos saberes de sertanejos, quilombolas e indígenas, que ali se fundiram, em fuga de escravidão, seca (muitos nordestinos) e genocídio, da miséria de origem para sertões mais hostis... na atualidade expulsos de suas terras para dar lugar a plantações. ----- No sertão ninguém tem pressa, comunidades distanciadas uma das outras, a horas e sol a pino, apenas tração de quatro rodas atravessando os caminhos. Ou andar a pé... Procurados por turistas no Jalapão os fervedouros, piscinas naturais de águas turquesa e fundo borbulhante, formado por rios subterrâneos. ----- Em Pindorama do Tocantins, 4.500 habitantes, um pau-da-gambira, a sombra servindo para reunião de escambo.

--------------------////////////////////-------------------------

LEIAM meus trabalhos: Definições do complexo roseano e Grande Sertão: Veredas / Desenredo/ Estudo sobre "A menina de lá" / "Gotas" do mar mineiro de J. G Rosa - Parte II / Onça / Picadinhos roseanos - I a V.

NOTAS DO AUTOR:

1-Na poesia eterna de J. G. Rosa, o SERTÃO "é o mundo".

2-CRUVIANA. deusa de algumas tribos indígenas do norte do Brasil. Transforma-se em brisa que seduz os forasteiros durante o sono. Acordam encantados e apaixonados pela terra de Macunaíma, e nunca mais saem de lá.........

FONTE:

"Um outro Cerrado" - Rio, jornal O GLOBO, 23/2/19.

F I M

Rubemar Alves
Enviado por Rubemar Alves em 01/03/2019
Código do texto: T6587434
Classificação de conteúdo: seguro