ANNA COLEMAN WATTS LADD 9h54min.

Esta devemos ao amigo, Dr. Luciano, que nos passou via WhatsApp, o vídeo dura um pouco mais de três minutos, isto nos incentivou a escrever esta singela e sucinta crônica..

Esta mulher viveu tão somente 60 anos, entretanto deixou as marcas de sua profícua existência. Nasceu nos EUA, presumimos que sua família tinha recursos financeiros, pois teve condições de dar seqüência ao aprimoramento de seus estudos, dedicados as artes em Roma e Paris. Regressando a Boston, conheceu seu marido médico, que ocupava um alto cargo na Cruz Vermelha. Foi designado para trabalhar em Paris, quando Anna, teve noticia que em Londres, havia pessoas que se dedicavam a restaurar, através de máscaras, os rostos dos soldados mutilados pela guerra...

Interessou-se, e tomou a decisão que fundar em Paris, um trabalho semelhante do que presenciara em Londres, os recursos seriam financiados pela Cruz Vermelha, quanto ao seu trabalho seria ofertado de modo gratuito...

Quando terminou a Primeira Grande Guerra em 1918, tinha tão somente 30 anos, mas o “saldo” injustificável destas atrocidades, além de incontáveis mortes, 21 milhões de pessoas, homens, mulheres e crianças, carregariam para sempre as lesões destas atrocidades...

Em seu novo espaço de trabalho, trabalhava diariamente e incansavelmente, “restaurando” rostos através de máscaras, que antes recebiam moldes em gesso, quando elas eram colocadas, era feita uma pintura, para “imitar” a cor da pele, em muitos casos, os homens “voltavam” a ter os seus bigodes originais...

Incontáveis pessoas foram sendo beneficiados por ela e de modo totalmente gratuito. Mas tarde volta a seu país de origem, deixou lá na velha Europa, as pessoas que foram beneficiadas, com a dignidade de não esconderem os seus rostos mutilados com ataduras...

Foi autora de livros e peças teatrais, recebeu em vida o prêmio Medalha da Ordem Nacional da Legião de Honra.

Nascimento 10 de junho de 1878, Bryn Mawa, Filadéfia, EUA, morte em 3 de junho de 1939 (60 anos) Santa Bárbara, Califórnia, EUA

Ocupação: escultora. * Nomes e datas compilados da Wikipédia. 10h37min.

Em tempo: não viria, a saber, - neste plano – que três meses depois de sua morte um novo pesadelo começaria novamente: a Segunda Grande Guerra Mundial, mais terrível que a primeira...

Curitiba, 01 de março de 2019 – Reflexões do Cotidiano – Saul

http://www.mensagensespiritas.xyz

https://www.recantodasletras.comp.br/autores/walmorzimerman

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 01/03/2019
Código do texto: T6587024
Classificação de conteúdo: seguro