Seriedade light

Conheço pessoas que se condieram o suprasumo da seriedade. Levam-se muito a sério e, juro, dão a impressão que vivem eternamente chupando limão ou mastigando pimenta malaguêta. São totalmente azedas, viraram vinagre.

Tudo bem, ok, concordo que na vida existen alguns pontos que necessitamos mesmo enfrentá-los com seriedade. Mas anao podemos ser radicais. A seriedade tem limites. Ela anão pode cassar o humor, as brincadeiras, as anedotas, não poemos deixar de rir.rir muito para desopilar. Rir até de nós mesmos, até porque, de certa forma, a vida é uma brincadeira. Para que tirar onda de sério demais?!!!!! Essa mania de querer ser palmatória do mundo leva à depressão e pode fazer do ciddão um ser perigoso e metido a justiceiro. Umapessoa que não admite crítica e completamente avessa à alegria.

Gosto muito de auma frase de Oscar Wilde: "A vida é muito importante para ser levda a sério". Era irreverente o sujeito. Mas um grande pensador Nitzche foi mais além: "A maturidade do homem consiste em haver encontrado a seredade que tinha no jogo qando era criança". Bingo. Há ua frase que encontrei num papel de confeito que não sei de quem é mas é legal paca: "Brincar é fundamental para ser sério". Até Sócrates deu sua opinião contrao excesso de seriedade: "Seja um homem sério, brinque". Paul Valéry deu seu pitaque e foi ao ponto: "Um homem sério tem poucas idéias. Um homem de ideias não é sério". Nec de clube do bolinha, vamsos a Simone de Bouvoir: "Um homem sério demais pode se transformar num tirano". Masvou fechar com o que disse um esctor brasileiro, Érico Veríssimo, sobre o assunto, no seu livro "Solo de clarineta": "Acho muito perigoso um homemlevar-se a sério".

A seriedade precisa ser observada mas não óde virar obsessão. O resto, como diria, Érico, é silêncio e uito humor. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 28/02/2019
Código do texto: T6586503
Classificação de conteúdo: seguro