M i l a t

Como já disse, fui um aluno relapso no curso ginasial ( é o único diploma que possuo, curso concluído na marra). Mas no curso primário, pasmem, eu era muito bom aluno. Devo isso,acredito, ao rigor e dediação das professoras. Mas na miha classe nunca foi o primeiro, sempre o terceiro. À minha frente sempre estiveram um amigo que era intigentíssimo em todas as matérias, e nem estudava muito, e ua galega chata mas muito esforçada e, ainda, inteligente. O amigo não igava para clssificação, mas sempre ficva em primeiro, e a galega em segundo mas fazendo de tudo para chegar no primeiro. E conseguiu certa vez, numa tal olimpíada de geografia. Era uma gande sabtina mensal. Para ela eram convidados os pais de alunos e figuras da sociedade.

Essa olimpíada ou sabina de geografia, foi na quinta-série, no fim doano faríamos o Exame de Admissão ao Ginásio. Era sobre as capitais de todos os países do mundo. Caífora logo no início porque esqueci a capital da Tailândia. E eu era bom na matéria, mas farrapei, esqueci Bancoq. Bom, no final ficaram apenas o meu amigo e a galega. Etome disputa. A professora, a diretora Dona Laura perguntava e eles respondiam na ponta da língua. Mas eu notei que meu amigo não queria ganhar, de vez em quando ele demorava a responder o nomede ma capital. Então quando chegou no final ele estava com um ponto à frente, e faltava dizer o nome de uma capital, se erasse ficva empate, se a galega acertasse a que ele errou ganhariaa tal menção de honra, um pedaço de papelão com uns enfeites. ona Laura peguntou: - Qual a capital da Estônia? O amigo olhou pra cima, como se estivesse pensando, e respondeu: - Milat. Dona Laura ficou supresae dsse: - Vou lhe dar ouyra chance, qual é capital da Estônia? O amigo repetiu com convicação: - Milat. A professora então trnsferiu a pergunta para a Galega que imediatamente disse eufórica: - Talim. E ganhou, levou a menção de honra e uma caixa de lápis. Fiquei rindo, Dna Laura viu e me chamou à parte e perguntou: - Por que você está rindo se você é amigo de quem perdeu? Esclareci: - Ele não perdeu, nao quis ganhar, respondeu certo de trás pra frente, Dona Laura. Milat é Talim. Ela era rigososa mas entendeu o gsto do meu amigo.

Mas a cpisa anão parou aí, porque outras pessoas descobriram inclusive agalega. Na segunda feira, assim que iniciou a aula de potuguês a galega se levantou e disse: - Dona Laura, trouxe de volta a menção de honra e a caixa de lápis. Quem ganhou foi o meu concorrete, ele quis me humilhar proniciando o nome da capital de trás para a frente. A professora disse que realmente ele errara, mas não fzera isso por humilhação, que fora um belo gesto. E não aceitou de volta o que ela ganhou. Mas como ficou aquele clima, o amigo foi à noite na casa dela e lhe pediu descuapas. Desse dia em diante nao houve mais nenhuma confusão, a galega até ficou popular. Sempreachei que ambos demonstraram caráter.Mas, como disse ao amigo, a galega foi mais firme. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 28/02/2019
Código do texto: T6586493
Classificação de conteúdo: seguro