GANHOS COM A IDADE

Não sei como é para a maioria, mas para mim considero essa aventura de viver a maturidade fascinante. Mesmo por que a alternativa que existe não me atrai. Beijos a todos meus companheiros da viagem da vida.

GANHOS COM A IDADE

A tranquilidade que se adquire com o passar dos anos é muito interessante. Nada é urgente, tudo pode ser administrado. Os problemas não se resolvem instantaneamente, sempre haverá um tempo para acharmos soluções e as não encontradas aparecerão no tempo delas. Você aprende a jogar para as mãos de Deus o que fica acima da sua competência. E as amizades? Ah, as amizades passam a ser uma espécie de sopro vital para nós. Você descobre que não vive sem saber de notícias de amigos velhos e novos. Seja pelo Facebook ou pelo celular. Aos poucos os amigos velhos se transformam em irmãos e os novos amigos são como filhos adotados. Irmãos, mesmo distantes, são parte da gente e, se no passado ocorreram disputas, conseguimos esquecer eventuais mágoas e a fraternidade fala mais alto. Só não muda os sentimentos em relação aos filhos, são nossos eternos bebês e quando nos magoam são perdoados em pouco tempo. São filhos, mas passam a agir como nossos pais, ensinando informática, novos costumes, novas modas. Nosso olhar passa a ser outro, o egoísmo diminui, a raiva não nos domina, damos valor para quem permanece em nossas vidas: o garçom do boteco, o taxista, o faxineiro do prédio, nossa emprega fica adquire direito a dar pitaco nos assuntos da família sem que nos magoemos com isso. As lembranças sempre presentes do que vivemos e o que poderíamos ter vivido. Ficamos mais condescendentes conosco. Se a colher caiu ou o copo escapou da mão, normal, essas coisas não nos aborrecem. Tomar banho e ensaboar os pés apoiando-se na santa barrinha do box fica automático. Bendito sejam quem inventou essas barras de banheiro, os corrimões de inox reforçados, os óculos multifocais, as lentes mais cristalinas que o cristalino dos olhos, o andador. Outro dia encontrei um amigo dirigindo um scooter elétrico para idosos, muito feliz, pois recuperou a liberdade de ir e vir. Hoje não uso todos esses recursos, mas saber que existem é reconfortante para nosso futuro. Mantemos a esperança de curar a artrose, a osteoporose e outros “prêmios” do tempo. Passamos a aceitar o lugar oferecido nos transportes coletivos, usar cartão de idosos no carro, a buscar filas de “preferenciais”. nos tornamos especiais. Não é a “melhor idade”, mas é a que temos.

Paulo Miorim 28/02/2019

Paulo Miorim
Enviado por Paulo Miorim em 28/02/2019
Código do texto: T6586341
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.