Artista de Circo

Neste período que antecede o carnaval sempre me encontro com meus irmãos e irmãs, sobrinhos e amigos da nossa terra. É claro que o papo nao versa sobre a política atual, Venezuela, EUA, governo, oposição e nem sobre nada atual. Juro. Só rola papo sobre o passado. Sábado nos encontramos no Mercado da Encruzilhada porque o local parce com o sertão. Enquanto a maioria tomava umas lapadinhas e trava o gosto cm sarapatel e buchadinha, eu tomava coca-cola sem nenhum tira-gosto, estou numa dieta braba. Nessa plenária resolveram lembrar alguns causos envolvendo meu irmão caçula. Ele é procurador do estado, mas na juventude , dos l5 aos l8 anos foi musico. Bom músico, o cãochupando manga no violão e no contrabaixo, mas não canatava. Fez parte de conjuntos e tem v´rias músicas de sua autoria. Mas hoje raramente pega no violão. Quando pegase emociona porque a vocação dele sepre foi a música. Bom, vamsos aos causos lembrados.

O primeiro, acho que jpa contei aqui neste espaço. Ele foi contratado, tinha 16 anos, para ensinar violão no ginásio das freiras. Só queas alunas fizeram questão que ele desse as auas vestido com o traje do conjunto. le levava o traje s e lá no colégo, num quartinho trocava de roupa. Fi dando as aulas, ganhando o salário, mas um dia uma mocinha bem esprivitada, que morva perto da nossa casa, depois da aula, já quando tinha mudado de roupa, pediu o traje emprestado, foi lá dentro vestiu, pegou o violão e ficou imitando o meu irmão. Só que uma freira linha dura, radical, dessasbem fanáticas, voiu a cena e fez um escarcéu danado. Ficouem êta gritando e dizendo à mocinha que ela cometera o maior pecado e que podia até engravidar porque roupa de homem pode conter o virusda gravidez. Assim mesmo. Foi dureza conter a freira. Fpi despedido ds aulas. Mas a história correu pela cidade e todo mundo dizia que rou pade músico emprenhava moça virgem.

A segunda foi quase um ano depois, houve um rebuliço político e prnderam nosso pai. Esse irmão namorava com uma mocinha da idade dele, muito bonita, mas o pai dela era anticomunista até o gogó. Quando viu a confusão, o pai mandou a filha escrever um bilhete acabando o namoro. Ela escreveu, no texto lamentava mas dizia que não poda deixar de atendr o pai dela que achava um erigo sua filha namorar um fiho de comunista porue comunismo pegava até no vento. Assim mesmo.

A terceira é a minha preferida. Aconteceu antes dele se mudar para o Recife.Ainda tocava no cojunto, Nessa época namorava a filha de um cara endinheirado. Como ele estudava e as coisas da política estavam calmas o pai da moça fez vista grssa, mas o sujeito era metido a chique. Certo dia chegou um circo à cidade. Um circo médio, Acontece que o violonista d cojunto do circo estava doente. Resultado, o gerente ou dono do circo chegou la em casa e disse que tinham informado a ele que o meu irmão era bom violonista e ele estava precisando que ee desse uma mãozinha no circo. Ora, o cara prometeu pagar um valor arretado de bom. Ele aceitou. Mas perdeu a namorada.Aconteceu que o pai da moça junto com a esposa e a família fora à estrpeia do circo, ficaram nua especie de reservado junto com as pessoas chiques. Em dado momento, entrou o cojunto vestido de mexicanos e omeu iraão no violão. Foi logo reconhecido, as pessoas falaram e o pai da moça ficou puto. Mandou a filha acabar urgente o namoro. Ela disse ao meu irmão: - Sinto muito, mas meu pai não aceita mais nosso namoro, disse que filha dele nãp namora com artista de circo".

Hoje quando ele encontra com a s persoagens dessas hisprinhas, todas vovós, recordam rindo desses causos. Mas todos ficam com saudade daquele tempo atrasado mas divertido. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 27/02/2019
Código do texto: T6585616
Classificação de conteúdo: seguro