Acidente fatal pode ser "acidente fatal"

Todos estamos sujeitos a sofrer acidentes que levarão à morte. Pode cair uma barra do ferro do alto de prédio em construção e nos fulminar na hora. O motorista bêbado atravessa a pista e nos esmaga em segundos. E por aí vai. Quando a vítima foi alguém que tinha atitudes combativas ou sabia demais, alguma pulguinha poderá surgir atrás da orelha. Afinal calar sua boca faria muita gente dormir tranquila. O falecimento de pessoa notória causa comoção geral e homenagens póstumas a granel serão legitimamente prestadas. Órgãos de fiscalização, polícia, imprensa, Ministério Público etc. cumprirão seu papel para identificar o motivo da tragédia. Mesmo que todos indícios apontem para problemas técnicos, falha humana ou outras causas plausíveis, nunca podemos esquecer daqueles que se beneficiarão com o silêncio da vítima. Se foram capazes de arquitetar determinadas circunstâncias que levaram ao "acidente" talvez nunca saberemos. Temos vários exemplos na nossa história de mortes inesperadas, das quais sempre perduram certas dúvidas, mesmo com o passar de muito tempo. Nem tudo pode ser como parece. Questionar o que aconteceu por todos ângulos possíveis talvez seja a melhor homenagem póstuma que podemos fazer.

Oscar Silbiger
Enviado por Oscar Silbiger em 26/02/2019
Reeditado em 26/02/2019
Código do texto: T6584289
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.