O VENDEDOR QUE NÃO QUERIA VENDER!

Sábado de manhã. Cidade tranquila e eu precisando fazer aquele churrasquinho de fim de semana para reunir os amigos e jogar conversa fora. Já tinha o peixe temperado fazia dias e as linguiças já descongelavam à espera de um corajoso que aparecesse para acender a churrasqueira.

Estava quase tudo pronto, mas faltava o principal de todos os meus churrascos: carne bovina. Lembrei de ir até ao açougue de um amigo, mas logo também lembrei que ficava longe e que a gasolina está custando os olhos da cara! O preço da carne teria que ser bem mais barato para compensar a despesa com gasolina, afinal, seriam uns dez quilômetros para ir e voltar, além da distância, o percurso é ruim, não faltam ladeiras, buracos e lama para tornar o percurso ainda mais dispendioso.

Mas eu costumo ser grato e gentil com os amigos, então dei preferência ao velho conhecido. Chegando lá, logo percebi que o patrão na estava e fui atendido pelo funcionário que ali se encontrava, por sinal, muito educado e paciente.

- Tem coração? Parece que tem um, mas está pequeno, respondeu ele. Logo pensei comigo: "Eu nem falei o tamanho do coração que eu pretendia comprar".

- Tem bisteca? Tem sim, mas estão magras! Logo eu pensei novamente: "Eu nem coloquei como condição que as bistecas fossem gordas!".

- Tem costela mindinha? Tem, mas está só um pedaço! Outra vez fui levado a imaginar: "Eu não questionei se a costela teria que ser inteira".

Depois desse atendimento super especial, eu fiquei em silêncio. Puxei uma cadeira, sentei-me e fiquei pensando no que fazer. Até pensei em desistir do churrasco, mas lembrei do convite que fiz aos amigos e com eles eu não poderia falhar.

Levantei-me, dei um bom dia e disse que iria retornar. Fui fazer as compras noutro açougue bem mais próximo da minha casa.

Naquele estabelecimento do velho amigo eu irei retornar no dia em que aquele coração aumentar de tamanho, as bistecas ficarem gordas e a costela se regenerar, ou então, quando trocarem o atendente, ou ainda quem sabe, quando ele tiver disposto a realmente mudar de atitudes!