ASSÉDIO OU GENTILEZA?

Como saber se estamos sendo assediadas ou não? A grande verdade é que não sabemos. São tantos casos de abusos, que passamos a nos defender de qualquer ato suspeito. Porque é muito comum nos enganarmos com uma agressão quando ela vem disfarçada de gentileza. Por isso, é mais fácil reconhecer o assédio quando é direto, sem rodeios. Mas quando o assédio vem mascarado e por pessoas que convivemos, como vamos reconhecê-lo?

Alguma vez você já se sentiu incomodada com a gentileza exagerada de um amigo? Tão incomodada ao ponto de ficar aquela dúvida: foi realmente uma gentileza ou assédio?

Hoje em dia, segundo as expectativas de nossa sociedade, ser gentil nem sempre é o, está associado a um ato inconveniente. Porque nós estamos bem no meio de uma transição. A sociedade passa por um momento de mudanças comportamentais, e entre elas: o feminismo, o machismo, o homossexualismo... e a tal da liberdade.

Uma liberdade que vem se expandindo sem regras. Uma liberdade que precisa ser trabalhada, limitada para não ultrapassar espaços; não invadir intimidades. E a gentileza que antes era associada a educação, hoje em dia, muitas vezes, é associada a essa liberdade ilimitada, e é vista como inoportuna. E por isso mesmo, a gentileza pode ser confundida com o assédio e vice-versa.

Portanto, nem é preciso salientar a necessidade de não se acusar uma pessoa inocente por assédio sem ter a certeza absoluta de seus atos, para não colocá-la em uma situação delicada. Assim como, os gentis precisam ter cuidado para não serem mal interpretados, com consequências graves para o resto de suas vidas. Porque enquanto a sociedade não se ajustar a seus novos termos, a gentileza será sempre vista com desconfiança, mesmo que essa desconfiança não seja declarada; Simples assim!

E quanto ao assédio, se comprovado, não dá para calar. Pois esse tipo de agressão abala com o psicológico de qualquer um: humilha, envergonha e deprime. E como qualquer agressão, deve ser denunciada.

Mas precisamos ter cuidado com os gentis. Pois o cavalheirismo está entrando em extinção, porque já não acreditamos em gentilezas sem intenção.

Jussara Pires
Enviado por Jussara Pires em 25/02/2019
Código do texto: T6584073
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.