Debate Democrático

Com certeza ninguém deve abrir mão do seu direito à opinião, nem tampouco negociar o seu brio e nem transacionar com seus princípios e ideias. Fazer isso seria renunciar ao seu caráter.

No entanto, mesmo que sejamos veementes na defesa dos nossos ideais, não podemos de forma nenhuma , como dizem no sertão, perder as estribeiras, ou seja, perder a razão, a ternura, o respeito, a educação e partir para o desaforo e a provocação.

Sei que às vezes é muito difícil, quase missão impossível, não partir para os tais "finalmentes". Mas é um erro, é melhor não perder a cabeça e nem a razão. Principalmente quando somos mais adentrados nos anos.

A verdade é que partindo para a baixaria, as agressões verbais, as ilações venenosas e sempre contra os vencidos, as suposições venenosas a pessoa se nivela ao provocador ou desafeto no que ele tem de pior.

O debate democrático tem que ser a briga de idéias e aexposição de fatos, bom combate, sem mentiras, ilações, suposições e sem a pretensão de querer ser o pai da matéria, o sinhosinho de engenho. Ou o bambambã ou valiente de marré-marré. Mais: num debate democrático não se pode negar voz a quem não tem título superior e nem cultura acadêmica. O debate de verdade da vez e voz a todos os cidadãos.

Por fim não custa lembrar que a democracia é o regime em que um diz e o outro diz; em que um afirma e o outro tem o direito de discordar. Sem partir para a baixaria e nem a pretensão a ser dono do mundo. Democracia não se faz da booca pra fora, democracia a gente vive. E priu. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 25/02/2019
Código do texto: T6583939
Classificação de conteúdo: seguro