Não acho que corri perigo

Quem me conhece, sabe bem que não tenho medo de cachorros, mesmo os de porte grande e, embora pouca gente acredite, quase todos os que encontrei sempre foram amistosos e, ainda que eu tenha dito isso a pessoas que têm medo deles para convencê-las de que não devemos ficar temerosos, ouço muito que confio demais e que cachorros são traiçoeiros e não devemos confiar neles.

Em particular, houve um episódio que eu passei que pessoas disseram que corri enorme perigo, porém eu não senti nenhuma ameaça por parte do animal. Aconteceu num domingo, quando voltava de um concurso público e fui passando por uma casa de esquina. O dono da casa estava trepado numa escada, podando uma árvore, e o portão de sua casa estava aberto. Pude ver que o pastor alemão dele estava deitado na calçada mas não me importei, deduzindo que ele não deixaria o cão solto se ele fosse perigoso e continuei andando. Então, o cachorro prestou atenção em mim e veio na minha direção. Eu parei de andar ao ver que ele se aproximava e o dono o chamou com severidade, mas eu falei com calma:"Eu não tenho medo de cachorro, não." Dei as costas da mão para o cachorro cheirar e o dono falou:"É, cachorro sente cheiro de medo." O cão cheirou minha mão e depois se afastou e eu falei um pouco com o dono antes de ir para casa.

Algumas pessoas que souberam da história ficaram horrorizadas, dizendo que o dono era um irresponsável, que punha as pessoas em perigo e que eu não deveria ter confiado tanto, já que estava no território do animal. Um senhor alemão mesmo disse que o dono do cão deveria pagar multa. Porém, não senti perigo ao ver o cachorro se aproximando, pois ele não agiu de forma ameaçadora e eu entendi que ele só queria saber quem eu era. Bem, quem tem medo de cachorro não pode mesmo gostar dessa história.