CARACAS!
Caracas!
O factóide da tentativa de ajuda humanitária liderada pelos EUA com o auxílio nada luxuoso de Brasil e Colômbia, foi criado a pretexto de invadir a Venezuela e equipar as forças de oposição ao governo legítimo do presidente reeleito Nicolás Maduro.
A oposição, liderada por Juan Guaidó, presidente do Congresso que se autoproclamou 'presidente', foi para as fronteiras atirar pedras nos militares, numa provocação clara para que houvesse reação e se iniciasse uma contraofensiva por parte dos militares brasileiros e colombianos.
Pelo visto o intento não foi alcançado, EUA e aliados não conseguiram que suas camionetes entrassem em território venezuelano transportando uma carga pífia, para não dizer ridícula, em nome da 'ajuda', os militares venezuelanos, pelo menos que se tenha notícia, não caíram na armadilha e a Rússia está enviando toneladas de mantimentos e remédios condizentes com uma ação humanitária.
Esse episódio desclassifica o Brasil no cenário internacional como um país pacífico e construtor da paz; desarticula o princípio de que, como o maior país da A.L., estamos preparados para contornar conflitos na região, como na era Lula/DIlma, e não incentivá-los como faz esse governo ao se colocar sob os coturnos do imperialismo.
RIcardo Mezavila.