Dia 24 de Fevereiro

MULHER...

Conquistou direito ao voto e também a ser votada

ir para o curso superior e poder ser diplomada

ser cientista e militar trabalhar fora do lar e

ter opinião formada.

-Silvaldo de Oliveira

Há oitenta e sete anos, no dia 24 de fevereiro, nós mulheres, cidadãs brasileiras ganhamos o direito ao voto.

Uma conquista histórica que precisa ser sempre lembrada. O dia 24 de fevereiro foi escolhido a partir do PL 4.765/09, da deputada Sueli Vidigal, já que foi nesta data em que o presidente Getúlio Vargas assentiu, no Código Eleitoral Provisório, por meio do decreto 21076, a conquista das sufragistas brasileiras o direito ao voto feminino.

De acordo com o Código Eleitoral da época, podiam votar apenas as mulheres viúvas e solteiras com renda privativa. Mulheres casadas pendiam da autorização do marido. Com a remoção dessas limitações no Código Eleitoral com o tempo e apenas em 1934, as mulheres tiveram direito ao exercício do voto. Em 1946 o voto passou a ser obrigatório também as mulheres.

Entretanto, este marco histórico vai muito além do dia 24 de fevereiro.

Sabemos que desde a época do Império,nós mulheres lutamos para que nos fosse concedido o direito ao voto e para que deixássemos de ser cidadãs de segunda classe. Já que vivemos por séculos submissas em nossa sociedade patriarcal e machista. Portanto, o direito ao voto sempre foi parte de uma grande luta pelo direito à condição de cidadãos. No artigo 70 da constituição de 1891 mostrava claramente o papel da mulher nas sessões eleitorais.

Diziam eles: “Eleitores serão aqueles que se alistarem na forma da lei”

Ou seja, apenas homens, excluindo totalmente as mulheres nesse processo.

As mulheres nessa época tinham o dever de cuidar da casa e dos filhos, apenas isso.

Olhando o cenário patriarcal nos séculos XIX e XX, percebemos o quanto mudamos, e o quanto de direitos nos foi dado, graças à luta das mulheres que se sentindo insatisfeitas, foram às ruas e lutaram até o final.

A estas mulheres devemos nossa gratidão. Que estas mulheres nos sirva de inspiração e que nos lembremos todos os anos eleitorais, que foram graças a elas que podemos expressar nossas ideias e fazer uso da democracia, que hoje é para todos.Ainda sim, a luta pelos direitos não terminou, devemos lutar pelos direitos femininos todos os dias, porque há mais para ser conquistado.

O fato de termos nossos direitos hoje, não significa que eles estarão lá para sempre. Por isso, todos os dias devemos lutar, expressar nossas opiniões para que isso jamais se perca.

Alanna Liz
Enviado por Alanna Liz em 24/02/2019
Reeditado em 24/02/2019
Código do texto: T6583077
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.