COMPREENSÃO. RESPEITO.TOLERÂNCIA. EDUCAÇÃO.

A compreensão por mais elastério que se dê a essa concessão dos hábitos e da disponibilidade espiritual e de fato tem um limite, o desrespeito que anda de mãos dadas com a falta de educação.

Não são só os despreparados os deseducados. Muitos lentes são mal educados, e muito. Mas recebem retorno, a retorsão facultada até em lei. Falta de educação e desrespeito são lacres de berço. Um sinalagma da nossa chegada no vínculo parental. Se terá ou não.

Que não haja dificuldade na minha crônica que abordou a referencial entrevista de Umberto Eco quanto à imbecilização na internet,e por isso somo, quando nela viu uma janela para deitarem qualquer coisa qualquer um. É verdade inegável e o direito assim confere, garantia de expressão nas cartas políticas de países não ditatoriais, diferente contudo de vestirem essa concessão da tecnologia e das normas públicas com falta de educação e gigantescas inconveniências.

Evitando aproximação evitam-se desgastes. E são sempre os mais despreparados que seguem esses caminhos. Pelo menos nestas bandas. A conhecida falta de respeito que caminha com a falta de educação.

Já escrevi nesta página e sinalizo sempre “Se alguém respeita para obter retorno igual, o respeito de nada valeria, pois a todo movimento há movimento igual, maior, ou menor desencadeado. Entenda-se, estou respeitando para ser respeitado, porque vou ser respeitado, senão não respeitaria. É filosófico. Respeita-se por princípio, por agregação de civilidade. Não respeito esperando respeito, respeito por ser educado, civilizado, distante da imensidão do fosso do desrespeito, não respeito esperando respeito, se assim resultasse, meu respeito não seria respeitável, mas um respeito que pede troco, treinado para obséquios, sequioso de relevâncias e homenagens, sem espontaneidade. Por si só já é um desrespeito em gênero.”

É do berço que se adquire respeito por tudo, e também se aprende a recusar o desrespeito, a falta de educação e a inconveniência, e muito pior, esta última com vestes de esperteza questionando com dissimulações pobres de inteligência indevidas interrogações. Que só incomodam pela inconveniência e tolice. Afasta-se. Da boca saem palavras azedas que se rebatem quando “vis a vis”, com todos os meios, mas na antena estão os que podem tudo e falar tudo. Estão à distância, já um traço dessa estatura de rodapé, moral e física.

Certas pessoas lançam ofensas até pela internet com agravos profundos, e ninguém está aí para ir às portas de juizados especiais que rapidamente em qualquer lugar do país chama ao tribunal o ofensor para explicações.Processo eletrônico em todo território nacional. Sem ônus relevantes ou até mesmo por defensores públicos. Poucos sabem mas estes juizados colocaram o país como o que mais litiga no mundo. E se diz que não se tem justiça, que ficou ao alcance de todos, e com certa celeridade estes tribunais, contra prestadoras de serviço, consumo,direitos civis de personalidade, etc.

Mas não se deve dar importância aos farelos da educação. Ignorar como algo que se joga no lixo. A menos que ofenda a honra.

A crônica postada de São Tiago define bem esse estado de coisas.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 24/02/2019
Reeditado em 24/02/2019
Código do texto: T6582909
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.