Átomo e Preconceito

Acho, sinceramente, que não se deve combater o preconceito com zanga, arenga ou desabafo. O preconceito é um desvio de conduta e uma falta gravecontra os direitos de cidadania. O preconceito arranha seriamente o caráter, a honra e toda sorte de virtudes do preconceituoso. O preonceito mancha a alma e desintegra os valores humanos.

Há vários tipos de preconceito: de raça, credo, ideologia, social... Um deles é antidemocrático demais, é o suprasumo da intolerância: há prconceituoso que não admite, assimila e nem aceita que quem não tm títulos e diplomas, além de cultura erudita emita suas opiniões e ideias na internet ou em qualquer meio de comunicação. Taxa o escrevinhador sem título e se documentos superiores de analfabeto, inferior, inculto e de certa forma, of course, dar a entender que o enxerido é subversivo. Ora, se o espaço é ivre - a praça édo povo como disse Castro Alves - por que o escrevinhador amador e sem diplomas não pode participar do debate, alinhas suas ideias e escrever sobre aqulo que deseja? Esse elitismo tipo casa grande já era há muito tempo. O homem que é capaz de alinhar suas ideias, contar um causo, narrar um acontecmento, dar sua opinião pode e deve fazê-lo, sem ligar para a zanga, iritaçãoe preconceito dos elitistas, intolerantes e pernósticos.

A outra forma de preconceito é o desprezo e cítica ao Nordeste e aos Nordestinos. Esses intolerante metidos a sangue azul e europeus, esquecem que o berço da nacionalidade é o Nordeste. Mais: que a cultura do Nordeste é grande. Não vou fazer comparação porque isso seria algo menor e ridículo. Mas os sulistas que possuem mesmo cutura reconhecem o potencialde cultura do nordeste.

A mim, pessoalmente, o preconceito não atinge, sempre achei que é algo menor e acho que todo preconceiuoso radical é um fascista enrustido. Tambem admito que eé difícil impedir a ação do preconceito, é melhor levar essa praga na base do humor. Dizia Einstein: "Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito". Avalaie se o fisico ainda vivesse. Xô, preconceito. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 23/02/2019
Código do texto: T6582371
Classificação de conteúdo: seguro