REEDUCAR QUEM NUNCA FOI EDUCADO.

Tarefa difícil contornar o epigrama encimado no título.

Há no mundo variedade enorme de manifestações em matéria impressa. Mas existem filtros. Na Europa, agora invadida e desorganizada quando era pura organização, deve-se aos refugiados. Defecam em praça pública.A Europa que também atravessa dificuldades.Monoglotas ou não as línguas estão disponíveis para ler em todas elas a quem tem acesso. O que se lê em impressas obras é elegante, apurado e baseado em mínima formação.

Umberto Eco, conterrâneo do chão do qual sou “oriundi”, consagrado pelo “ius sanguinis", sangue italiano nascido fora do solo, conforme a Constituição, é o grande e maior semiólogo contemporâneo que não canso de ler em suas pesquisas científicas em comunicação. Foi sábio em lavrar e batear a internet na Europa. Não é só no Brasil que a imbecilidade grassa, também na Europa, berço da civilização.Mas ninguém abre mão da internet, notável ferramenta à disposição também do imbecil conforme Eco, para qualquer matuto bronco e boto usar, como assevera ele. Uma verdade basilar, porém não temos que conviver com a imbecilidade, basta dela se afastar quando se aproxima. Com a internet aconteceu essa possibilidade, o imbecil matuto analfabeto querer se aproximar. Se tentar aproximação deve-se cortar. Para que não se dissemine e nem se apadrinhe a imbecilização. Ignorar. Não há interlocução possível com a imbecilização,disfunção absoluta que nada entende do que lê, falta de senso crítico, enfim, falta de estudo mínimo e educação básica que se adquire em casa. A inconveniência é total. Maus hábitos. Não se reeduca quem nunca foi educado, nem tente. Nem pancada resolve. Pancada física. Vão continuar assim. Aqui já evitei alguns,pedi que se afastassem, não foram convidados, e outros cortei mesmo, nada somam, só tolices, e meus bons interlocutores me passam que estão sempre lendo o que escrevo os evitados e colocam carapuças. Nada posso fazer.Não se reeduca como disse.

O que desfila hoje na internet é a angústia política dos vencidos (já acalmados com tarjas pretas) externada entre erronia linguística estupenda, amarguras e impropérios; intolerância dos religiosos exclusivos,donos da verdade em meio a curandeirismo e estelionatos; articulados reiterados das anãs convicções alinhadas com o atraso, calcadas em gestões anteriores sem nada conseguirem das mesmas, principalmente as últimas que devastaram o Brasil pelo roubo, faltante subsistência mínima, saúde básica, víveres, remédios de uso contínuo, etc.

Isso é fator de subida pesquisa para os estudiosos. Marginais, alguns presos, são defendidos pela imbecilidade.Nada mais interessante do que avaliar uma manifestação dessas. Por vezes chegam aos "cem mais lidos". Têm plateia, note-se a analogia da condição. São as razões da estagnação da língua e das ideias, o que não se vê na Europa com tanta desenvoltura.

Por quê? Assenta-se o grau cultural de uma nação na formação e como isso vai piorando ou melhorando na educação desde a casa até à escola.

Esse espaço mesmo, Recanto das Letras - é um dos motivos de pesquisa além de uma possível utilidade que passo informativa - é farto e largo manancial. A insuficiência se lança a dizer coisas, grafam tudo errado, solecismos pululam como bactérias, inventam vocábulos, querem ler o que há de mais simplório e nem isso conseguem, dizem precisar ficar com dicionários ao lado. São integrantes da condição conhecida, levam ao lado o famoso “pai dos burros”. E querem escrever... como se não houvesse língua, hieróglifos ininteligíveis, durma-se com uma imbecilidade dessas. Ninguém entende rabiscos. E a disfunção não se resolve em dicionários. Ela é congênita, aderente, originária, ribonucleica.

São “pérolas” como na parábola. Ninguém pode ajudar essas dificuldades embrionárias. E querem fazer proselitismo.

Tivessem prosperado locais dominados por holandeses, onde mais se enraizou o analfabetismo funcional, diversamente do Rio de janeiro pelos franceses dominado por certo tempo, quem sabe a imbecilidade dita por Umberto Eco não prosperasse com tanto vigor, não houvesse tanta sujeira e miséria nem clamariam por ajuda em meio às suas dificuldades, rogando para as famosas “tetas do governo”, esses rincões pobres em tudo. Olhem para a representação política em Brasília e vejam de onde vem a maioria dos comprometidos com violações da lei.Os velhos coronéis, mandando até hoje agora vencidos. Não vou citar nomes, são notórios. E são esses os mais "espertos", que dominam toda a imbecilidade que neles vota do mesmo lugar. Alguns na cadeia felizmente, e os imbecis na cola, os comprados pela miséria em que vivem e viveram. Não tente explicar nada a um imbecil, nem dar educação a quem nunca teve. Se for na paulada vai matá-lo e ele continuará sua "missão".

É preciso contaminar menos a juventude com tanta imbecilidade. Pelo menos tentar.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 23/02/2019
Reeditado em 24/02/2019
Código do texto: T6582215
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.