“ATENDIMENTO FRATERNO”... 8h14min. (Reminiscências).

Esta semana em nossa cidade foi atípica, chuvas diárias, mas na quinta feira à tarde, um pouco mais das quatro horas, as chuvas caíram com intensidade fora do comum, foi um transtorno, “inundou” vários pontos do centro da cidade e também muitos bairros, a PUC teve que cancelar a formatura marcada para as oito horas da noite, - formandos em psicologia – pois, pasmem! O auditório já pronto para festividades da noite foi “tomado” pela água, a solenidade foi suspensa, inclusiva as aulas, do dia seguinte, hoje sábado estamos tendo um “céu de brigadeiro”, para contrabalançar...

Nossas lembranças de hoje, nos levam a mais de três décadas atrás, quando demos os nossos préstimos ao “Atendimento Fraterno”, atividade esta exercida pela maioria dos Centros Espíritas. A pessoa interessada, era recebida por uma atendente, preenchia uma fixa, com nome, endereço, telefone e profissão. Havia três equipes, normalmente com mais de uma pessoa, exceção a do saudoso amigo prof. Reinando que atendia sozinho.

As pessoas eram atendidas por hora de chegada, adentravam a sala, se sentavam, e cabia a nós iniciar o diálogo, muitas vezes os dramas existenciais eram inusitados; vamos lembrar-nos de somente três que nos chamaram muita atenção; houve o caso de uma jovem que adentrou em uma cadeira de rodas, no desenrolar das conversações nos contou que nos desespero, para fugir das agressões do marido, se jogou do segundo andar, do apartamento que morava, este gesto desesperado, a deixou numa condição irreversível, isto é passar o resto de sua vida, sem condições de andar...

Normalmente, após o diálogo fraterno era ofertada uma sucinta mensagem, escrita por intuição, era também recomendada que no dia seguinte, quarta feira, - os trabalhos eram realizados na terça feira - no horário das 20h30min. A 20h45min. Se possível ficasse recolhida em sua casa, pois naquele espaço de tempo seria feita a irradiação. Quase sempre era recomendado tomar passes, durante cinco semanas, e na sexta semana, os atendidos retornavam, para darem noticia de sua situação...

Certa ocasião adentrou em nossa sala, uma senhora, deveria ter perto de 40 anos, nos contando seu drama, a família, o esposo, ela, um filho e uma filha adolescente, tinham sido envolvidos por um acidente automobilístico, mas somente a filha se feriu gravemente e veio a falecer. Isto a todos chocou, ao mesmo tempo desestruturou a família, o marido pediu a separação, ele alto executivo, começou a pagar uma pensão mensal, cujos valores tiveram que se adequar, do carro luxuoso da época o Gálixe, passaram ao Fiat 147...

Daí veio à parte mais importante: mostrou-nos uma carta psicografada, pelo médium de Uberaba, Afonso Celso, - hoje já desencarnado – em que sua dileta filha enviava “noticias”, com detalhes e minúcias totalmente desconhecidas pelo sensitivo. Pedimos a ela, que prontamente autorizou, para tirarmos uma cópia da carta psicografada, que no mês seguinte saiu anexada na escala de trabalhos mensais daquela instituição...

Por último para não cansar nossos prezados leitores (as) houve o caso verídico de uma senhora, que nos procurou com sérios problemas oculares, já tinha feito a cirurgia de uma de suas vistas, e a outra estava marcada para mais alguns dias... Retornando, na data previamente marcada, nos contou este fato fora do comum, a noite estava deitada no sofá de sua casa, no horário pré determinado, quando sentiu que parecia que alguém estava “operando” a sua vista, sentindo que saiu “secreções”... Indo ao consultório do oftalmologista, como estava agendado, o médico, para sua surpresa comentou, que sua vista já tinha sofrido uma operação, e não haveria razão para repeti-la...

Nestes mais de trinta anos, infelizmente não havia uma estatística de acompanhamento dos casos, em que houve uma atuação de ajuda do lado “lá” com o lado de “cá”, certamente para que isto acontecesse haveria o merecimento da pessoa atendida. Hoje estas sucintas lembranças nos vieram a nossa mente, o que não deixa de ser gratificante, pois Servir e Amar, não deixa de ser gratificante a nossa alma. 9h13min.

Curitiba, 23 de fevereiro de 2019 – Reflexões do Cotidiano – Saul http://www.mensagensespiritas.xyz

https://www.recantodasletras.comp.br/autores/walmorzimerman

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 23/02/2019
Código do texto: T6582029
Classificação de conteúdo: seguro