onselho de Dom Hélder

´Com esta completo 3.900 maltraçadas publicadas neste RL. Nunca pensei em chegar a cem. Sei que ja estou cansando as pessoas com meus causos e arengas. Até familiares dizem isso. Mas sou teimoso, vu levando, tocando o barco, devagar, devagarinho... E, claro, pedindo desculpas às hermans e hermansos pelos erros gramaticais, históricos e pelas besteiras que escrevo. Dito issovamos ao teor da tres mil e novecentos.

Não vou negar quenão esteja meio triste com a conjuntura que atravessamos. Seria um mentiroso e um hipócrita se negasse esse fato. No entanto, mesmo assim, não entrego os pontos e nem perco o meu humor. Vou tocando a vida, com dificuldade devido a asma e aos demais achaques da idade e, of course, devido aos problemas financeiros. Se perdessea esperança e humor aí sim, é que estaria definitivamente frito. Deus me livre do desalento e da tristeza, continuo, apesar dos pesares, vivendo sem perder jamais a trnura, a esperança e o humor e sem medo de ser feliz.

Sempre releio as crônicas de Dom Hélder Câmara. Essas crônicas me fazem um bem danado, me dão alento, esperançae retemperam as mihas forças. Pintou tristeza leio uma crônica do Dom do Amor.

Uma dessas crônicas que acabei de ler, depois que tomei conhecimento do texto da reforma da previdência que prejudica os mais pobres, excluiu num primero moento os militares e não pune os ricos, fiquei tsiste e li a crônica"Sorrir!". Foi rem´dio santo, logo me desligueida comadre tristeza e a esperança voltou. A certeza de que é possível reagir. Vou apenas transcrever um trecho dessa crônica:

"Dizem que é mau sinal andar falando sozinho... Confesso que sorrio muito sozinho. - Quando o céu está quase exagerando de tanta beleza; quando há flores que poderiam participar de exposição em qualquer planeta; quando a luz se despede do dia; quando surgem as primeiras estrelas; quando, na feira, as cores são uma tentação pra quem tem filme colorido; quando encontro uma senhora grávida e penso na criança que vai assistir a prodígios incomparavelmente maiores do que aenergia nucleare a viage para as estrelas. Quando encontro marcas visíveisda aação do Pai ou marcas da ação do Homem, como sócio do Pai, como co-Criador.

"Sorrio, sorrio, sorrio!...

"Desamarre seu rosto. Nao pense que cara feiaresolve problemas. Cara feia, para o Povo, não é tanto falta de beleza; é cara enjoada, enfezada, de poucos amigos...

"Não trinque os dentes. Não cerre os lábios. Deixe que eles se abram felizes, orrindo para tudo e para todos, para os homens e para Deus!".

Adoro as crônicas de Dom Hélder. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 20/02/2019
Código do texto: T6580039
Classificação de conteúdo: seguro