Sem manifestações
As comparações nem sempre fazem sentido, mas vamos lá:
Na França, o governo anunciou o aumento no preço dos combustíveis e a população literalmente incendiou a Av. Champs-Élysées, tendo o governo que retroceder nas suas pretensões.
Aqui a Prefeitura tenta por duas vezes, através de medidas liminares, impedir a cobrança de pedágio na Linha Amarela num dos sentidos e a Justiça, nas duas vezes, derruba de um dia pro outro as liminares e a cobrança é restabelecida sem qualquer pronunciamento da população.
E mais: a Justiça acaba de autorizar o aumento do pedágio na Linha Amarela para R$ 7,50 nos dois sentidos, sendo certamente improvável qualquer tipo de manifestação contrária da população. Neguinho tá pensando é no Fla x Flu, no Carnaval ou num domingo de sol.
O que é natural, se considerarmos uma população, em sua expressiva maioria, de analfabetos, famintos, desnutridos, não politizados, integrantes de um virtual batalhão de walking deads, sem a mínima vontade ou condição de enfrentar a ordem estabelecida, que sempre caminha ao lado do poder do capital.
Ninguém deseja a destruição da cidade, que já se acha devidamente degradada, fracionada ou partida. Mas pelo menos alguma demonstração de inconformismo. Uma baita gritaria já seria alguma coisa.
Rio, 16/02/2019