Sertão Imaginário

Conheço um professor de literatura (é o cão chupando manga na matéria) que afirma que quem melhor definiu o sertão e os sertanejos foi Guimarães Rosa. Não há, segundo ele, escritor que tenha descrito cm tanta maestria e beleza o sertão e os sertanejos. Mas faz uma ressalva: apesr da perfeição descritiva e literária aquele sertão não existe. Foi inventadopelo escritor. Ele inventou o sertão e a a linguagem dos seis sertanejos. Diz ainda, o amigo professor. que Rosa não conhecia profundamente o sertão.

Fiquei besta, de queijo caído, o beição bateu no dedão do pé. Juro. Detalhe: apesar de achar maravilhosa a linguagem do escritor onfesso que nãoli todo o romance "Grande Sertão: Veredas". É isso aí, não li porque acho estranha a linguagem, coo sou sertanejo fico meio cabreiro.

O professor ainda diz que só quem descreveu com propriedade o sertão, em romance, foi Raquel de Queiroz e Graciliano Ramos. Tentei fazerr ver a ele que Jorge Amado e José Lins dp Rego tambpem descreveram os sertanejos. Ele respondeu que a tentativa foi frustante porque Jorge Amado só é craque na zona do cacau e Salvador, e Zé Lins na sona da mata da Paraíba.

Esse sujeito ainda me disse algo que até concordo: quem melhor descreveu o sertão e os sertanejos fi um não-romancista, Euclides da Cunha no seu "Os Sertões"., mas prejudicou o livro com o palavreado difícil. E nã satisfeito, enquanto toma umalapada de cachaça (só bebe cachaça, foi por isso que nos tornamos amigos), afirma que, na verdade, o sertão e os sertanejos são melhor explicados pelas músicas de Zé Dantas, João do Vale e Humberto Teixeira. E pela voz de Gonzagão.

Fica a opinião do teatcher, peso pesado em literatura. Um dia vou ler na íntegra o livro de Guimarães. Inté.

P.S. Qual o país que tem mais ministros militares? Venezuela? Cuba? China, Rússia? Não sei, dizem que é umque fica ana América do Sul. Nao duvido se o General da Banda não seja anomeado ministro.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 17/02/2019
Código do texto: T6577450
Classificação de conteúdo: seguro