Resquício de Humanidade

Sei que existe pessoas que mesmo desprezíveis, São aquelas que prejudicam os outros, traem, são ingratos, cruéis, canalhas, enfim, maus ao cubo. São os que optam por tomar o caminho da perdição e não se arrependem. Pelo contrário, tornam-se cada vez mais maus. Seriam, portanto, eles capazes de um gesto, mesmo óntual, de redenção? Haveria ainda neles um resquício de humanidade? Por incrívelque pareça acredito que sim. Tem mais: já testemunhei atitudes positivas praticadas por indivíduos cruéis e sem caráter. Não sei explicar, mas talvez dentro de si esses maus ainda tenham brilhando uma centelhazinhade humanidade. E isso pode, em deyterminados momentos, às vezes num momento de dificuldade coletiva fazer um gesto de bondade, um belo gesto.

Só comecei a prestar atenção a essa possibilidade quando fui advertido por uma cara amiga, ua pessoa diferenciada que acredita que qualquer pessoa má pode se redimir. Foi ela que, certo dia, quando eu malhava os sem caráter total e dizia da impossibilidade de um deles cometer um ato positivo, me lembrou do livro e do filme "Por quem os sinos dobram?". Ela falou num personagem, o marido de Pilar, a guerrilheira, um sujeito mau, cruel e até traidor que na hora do combate, na hora da verdade, se redimee combate os franquistas sem medo.Ela lembrou tambem um caso real que eu conhecia. Eme disse: - Bicho, o ser humano, todo ele mesmo os maus, possuem uma reservinha de bondade. E ela brilha. Ainda fiquei meo cabreiro, mas comecei a me questionar e a a entender que até os maus podem possuir uma gotinha de humanidade.

A amiga, que é muito ligada à literatura, ainda me mostrou um trecho de um livro de Camus, não recordo de foi"A Peste" ou "O Estrangeiro" , a frase é a seguinte: "...o que aprende no meio dos flagelos: que há nos homens mais coisas a admirar do que coisas a desprezar".

Mas ainda fico reticente em relação aos maus, embora reconheça que todoser humano possa se redimir. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 16/02/2019
Código do texto: T6576773
Classificação de conteúdo: seguro