O PIANO

O Piano sempre foi o instrumento que me fascinou. Este fascínio vem desde criança. Através da minha tia e madrinha, Tia Conceição, professora de piano e pianista concertista nas nossas reuniões familiares. Trata-se de um móvel de madeira, tipo armário ou calda de noiva, com cordas afixadas em estrutura de ferro. Quando marteladas por feltro através da ação de uma das sessenta e quatro teclas, que perfazem oito oitavas de notas musicais. Usando o pedal se prolonga as notas em seu bemol ou sustenido. A técnica aplicada na sua execução e de punho levantado, dedos dobrados com suas pontas de dedos, sem unhas, forçando as teclas, conforme consta das partituras, suavizando seu som ou elevando seu tom para o grave, segundo a inspiração do compositor. Geralmente sua apresentação é solo, quando não acompanhado de outros instrumentos de corda em músicas de câmara ou orquestrado com o solo do próprio instrumento. Pode ser tocado a quatro mãos ou com vários outros pianos executados ao mesmo tempo, ou solando conforme determina a partitura escrita pelo autor. Geralmente o executante puxa a banqueta do piano conforme a extensão de seus braços, o que não impede artistas menos notáveis, quererem puxar o piano para si como zona de conforto.

Chico Luz.

CHICO LUZ
Enviado por CHICO LUZ em 16/02/2019
Reeditado em 05/03/2019
Código do texto: T6576541
Classificação de conteúdo: seguro