Saber Envelhecer

Faço parte do time dos idosos, ou como dizem meus netos, carinhosamente, dos coroas. Nãovou negar que envelhecer nao implique em sofrer um montão delimitações. Principalmente àqueles, meu caso, que possuem a saúde já meio avariada. Ms, convenhamos, envelhecer não é o fim do mundo. Éalgo natural. Naturalíssimo. Agora. é preciso saber envelhecer. Saber aceitar as tais limitações, sem revolta, sem estresse, se depressão e, claro, sem envilecer. E tampouco sem tornar a vida dos outros um inferno.

Acho ridículo quem tenta esconder seu envelhecimento, quem se envergonhar de ser velho. Quando vejo pessoas quase mutiladas por plásticas, com os rostos alisados como se fosse a ferro de engomar, com aquele riso eterno de hiena, fico triste. Não discuti nao condeno, não censuro, mas me entristeço. Doa desses quase perco um grande amigo porque comeceia rir quando o vi fantasiado de garotão, canelo cortado e pintado no0 estilo dos jovens, tipo Neymar, roupa brilhante,balangandans, tatuagens e o escambau. Pra que esse esforço ridículo de querer esconder a idade? Dom Helder tinha razão quando disse que as pessoas deviam envelhecer como os vinhos - tornando-se melhores, e que não deviam azedar, virar vinagre. Há, juro, os que se revoltam e azedam, que viram vinagre. Gosto imensamente do que afirmou a escritora Colette: "Não chore, não junte os dedos em súplica, não se revolte: é preciso envelhecer". Eu apenas acrescentaria: envelhecer com dignidade.

Estou andando com certa dificuldade, com passos lentos, parando de vez em quando, dores nas costas, asma e o escambau de achaques da idade, mas vou levando numa boa, dando graça a Deus por estar vivo e podendo raspar o cororó (o funo da penela) da vida. Vivendo sem yter medo de ser feliz. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 16/02/2019
Código do texto: T6576365
Classificação de conteúdo: seguro