RELIGIÕES SÉCULOS A FORA !

RELIGIÃO SÉCULOS A FORA !

"Se Deus não existisse

tudo seria permitido" !

(DOSTOEWISKI ? )

Ateus e agnósticos podem ter razão numa coisa: quem "inventou" Deus... e porque 1 só ?! Não é bem assim: todas as Religiões sempre tiveram vários deles, a cruel dos Astecas (e Maias) -- que fazia sacrifícios humanos aos milhares -- teria perto de 20 divindades. As Religiões surgiram com o fim DE CULTUAREM tais Deuses, a partir do maior, o Deus-Chefe ! Há um conceito curioso, o de que são todas, no final das contas, MONOTEÍSTAS, já que os demais "deuses" e "deusas" são apenas "extensões" do Deus Supremo, o Criador de tudo, inclusive desses "deuses" menores que, aliás, lhe rendem homenagem.

Até a religião judaica tem esse "desvão", um "Deus-Filho, pois o Espírito Santo não seria propriamente um Deus, mas uma "centelha divina", o Espírito d'Êle. Quem fez do Espírito Santo um "Deus" -- até onde sei -- foi o (primeiro ?) Concílio do Vaticano, lá pelo ano 330 DC.

Com 1 só Deus ou com vários Deuses e Deusas, Religiões ignoram as vontades humanas, os anseios pessoais -- estão acima dos seus fiéis -- e o conceito DE AMOR ao próximo, um Mandamento divino, passa longe de todas elas. Se não é seguidor, é um "inimigo", um infiel (?!) que deve ser perseguido ou até morto, segundo algumas. É espantoso se verificar que praticamente todas têm uma origem comum: o Deus Maior criando a Terra e tudo o que nela contém. Os homens resolveram "bagunçar" inventando "deusas" e "deuses" para a Sorte, a noite, o mar, a chuva, o sol, a Morte e -- como "a maldade existe", já dizia "Nestor Capoeira" -- até um Deus do Mal, com vários nomes e "nacionalidades", esse com o mesmo poder do Deus supremo e em eterno embate contra Êle, ao contrário dos demais. Absolutamente estranho o surgimento do "Filho de Deus" sempre através de uma virgem terráquea em fuga, dando à luz em montanhas, grutas ou celeiros. O pesquisador norueguês ERICK VON DANNIKEN -- que merece uma lida -- "esbaldou-se" com essa vertente divina, dando a entender (por textos bíblicos - GÊNESIS 6:2) que um bocado de "deuses extraterrestres" desceu à Terra para fornicar com nossas mulheres. Mas, se um Deus-Deus criou por vontade própria os demais "deuses"-- princípio de quase todas as Religiões -- porque não criaria dessa mesma forma o "Deus-Filho" ?

A Bíblia, o mais volumoso livro de códigos e leis religiosas de que se tem notícia, é um caso à parte: os fatos narrados teriam acontecido 50 ou mais anos antes, inclusive sermões, conversas, discursos, e foram escritos por dezenas de diferentes mãos. Quem anotou os salmos de Davi, de forma rudimentar, "escrevendo" em pele de carneiro ou em tabuinhas de barro, com todas as dificuldades da época ?

Tenho um certo "desconforto" em admitir que o LIVRO (biblos) da BOA NOVA (evangelho) seja realmente a "palavra de Deus". Primeiro, porque há partes inteiras que contam a história de Israel, suas batalhas, conquistas e as agruras do povo como escravo de outras Nações, por diversas vezes. Segundo, porque alguns sequer foram apóstolos de Jesus e nem com Êle conviveram, como Marcos (discípulo de Pedro) e o grego Lucas, que acompanhou Paulo.

Achei grosso volume corroído por traças, com prefácio ("Introdução Particular") que analisa tais "encruzilhadas" bíblicas: "Se os Evangelhos sinóticos se assemelham (...) nem por isso deixam de ter entre si GRANDES DIFERENÇAS, que destacam a ORIGINALIDADE dos seus autores". Traduzindo... quem escreve também INVENTA, "aumenta", acrescenta. O Apocalipse me parece puro DELÍRIO, "o mais difícil de entender e o mais misterioso de toda a Bíblia", ainda segundo a visão esclarecida dessa pessoa, que não sei quem é !

RELIGIÕES desafiam a lógica, prescindem dela, exigem somente a crença cega em seus dogmas e promessas, mas -- segundo todas -- Deus ESTÁ EM TODA PARTE e, portanto, para se falar (!?) com Êle basta querer, dispensam-se templos, igrejas, livros, cantos, roupas, etc. Em situações extremas simplesmente oramos, ninguém sai à procura de um templo num navio à pique, em avião com os motores pifando ou num prédio em chamas. Ouso afirmar que há verdadeiros absurdos na Bíblia: acampamentos judeus no deserto com 5, 6 ou 10 MIL barracas, rebanhos imensos (de cabra ou gado), cavalos de guerreiros e todas as famílias parecendo ter ouro e prata em abundância, além de outras jóias. Onde ficavam êles ao sol do meio-dia, 50 graus à sombra ou no frio noturno, de quase 0 grau ? Vi fotos recentes do Rio Jordão -- que é o mesmo nesses séculos todos -- e seu leito não tinha 20 metros e largura.

Fico com a sensatez desse comentarista desconhecido: "O Apocalipse não deve portanto ser tomado como uma história contemporânea escrita no "tempo futuro"; êle não é tampouco uma revelação clara e definitiva do Futuro -- é uma mensagem sobrenatural (...)". E parte para uma CONCLUSÃO que é uma alívio para quantos têm/terão dificuldades em aceitar TUDO o que está na Bíblia:

"A revelação de Deus na Bíblia não envolve uma garantia científica DE TUDO o que nela se encontra. É inútil pedir à Bíblia uma explicação os 6 dias da Criação ou da maneira como podiam falar os animais. (...) A História mesma tal como é contida na Bíblia, não é tampouco uma revelação. (...) A escolha que se pode fazer de certas passagens favoritas, edificantes ou comoventes, não constitui tampouco uma verdadeira leitura da Bíblia. (...) a finalidade primária de toda a Escritura Sagrada é de anunciar Jesus Cristo e dar testemunho de sua pessoa.

Para aqueles que viviam no Antigo Testamento (...e) para nós trata-se dum Salvador que "habitou entre nós" e cuja presença espiritual se perpetuará até o fim dos tempos, isto é, até o seu retorno glorioso" !

"NATO" AZEVEDO (em 9/fev. 2019)