O CIDADÃO DE BEM E A SÍNDROME DE GILMAR MENDES


     Muitos de nós tem se questionado como determinadas pessoas que nos identificamos. Inclusive que se dizem religiosas, muitas delas membros de nossas famílias, como elas conseguem apoiar determinados comportamentos ou dizer tanta asneira? Será que essas pessoas que amamos nos enganaram tanto tempo? Calma, amigo leitor. Elas são pessoas boas. Apenas foram contaminadas por uma epidemia que assola o país; a síndrome de Gilmar Mendes - Uma mistura de mal com atraso e pitadas de psicopatias. Os sintomas, parafraseando Barroso, são;

as vossas excelências não trabalham com a verdade

Não falam coisas racionais e articuladas

e Destilam ódio o tempo todo

     Mas não o fazem de propósito. É que as pitadas de psicopatia provocadas pela síndrome os cega para o conhecimento. Na fase aguda tendem a combater idéias que chamam de “esquerda”. Pois se julgam “cidadãos de bem de direita”.
     Acreditam que ser de esquerda é ser a favor do aborto, da legalização das drogas e defender direitos humanos, que essas coisas são idéias comunistas. Que ser de direita e cidadão de bem é o inverso. Mal sabem eles, que na pátria do capitalismo, o aborto é legalizado desde os anos 70, assim como no Canadá é um dos países do mundo que dá mais liberdade de fazer um aborto; que inclusive o acesso ao aborto é fornecido pela assistência médica pública para os cidadãos. Que o aborto é legalizado tambem na frança desde 75 e toda a Europa nos últimos anos.

     Portugal há mais de uma década legalizou TODAS as drogas. TODAS!! Em vários Estados americanos a maconha é legalizada, assim com em vários países capitalistas europeus. É na China e Cuba comunistas que elas são proibidas.
Liberdades e garantias individuais são idéias burguesas, assim como a declaração dos direitos humanos, filha das revoluções liberais burguesas inglesas, francesas e estadunidense. É no seio da burguesia que nasce o conceito de igualdade e liberdade, o habeas corpus, assim como todos terem direito a julgamento e ser tratado como inocente até que se prove o contrário. Direitos fundamentais; humanos! Mas eles acham que isso é comunismo.

É efeito das pitadas de psicopatias..

     Acham que todo militar é de direita honesto hábil e patriota e que por isso a ditadura foi ótima e que criticar é afirmar o inverso. Calma, amigo leitor! isso são reflexos dos sintomas (Não falam coisas racionais e articuladas)

     E também porque lhes faltam conhecimento. Não viram o filme de Silvio Tendler (os militares da democracia, os militares que disseram não) e não conhecem a história do grande legalista marechal lott que impediu o golpe a JK e seu neto que lutou contra a ditadura, não conhecem a historia de 1.509 marinheiros que foram banidos por exigirem melhores condições de salário. Não conhece a historia dos inúmeros oficiais que foram aprisionados em navios presídios já nas primeiras horas do golpe só porque eram justamente legalistas e patriotas. O cidadão de bem acredita que todo homem fardado diante de uma bandeira cantando o hino nacional é patriota.

     Assim como associam farda a caráter. Tal como apóiam o movimento escola sem partido deveriam criar o movimento quartel sem partido.

     Não conhecem o movimento policiais antifascismo que incluem inúmeros integrantes entre policiais delegados, que são a favor da legalização das drogas e contra o porte de arma..

     O cidadão de bem acha que ser de direita é ser a favor da pena de morte, mas na china comunistas é que vigora a pena de morte , tal como nos EUA. Cuba também já teve.

     Acham que a esquerda é terrorista e violenta e que eles estão cercado sempre de militares honrados. Nunca ouviram a historia do atentado do gasômetro ou do Riocentro.

     Por isso pedem a volta da ditadura. É o reflexo de outro sintoma; as vossas excelências não trabalham com a verdade.

     Há também mulheres que hoje fazem questão de estudar e trabalhar. Prover o próprio sustento. Usam anticoncepcionais, querem ter opinião e votar, mas são contra o feminismo! Como dizem; eu conto ou vocês contam?

     Os mesmos que tem relações sexuais antes do casamento, casam e descasam, têm um ou mais filhos de relações diferentes, que casam por amor, tem noção! Relações matrimoniais baseadas no amor! E acham que isso é família tradicional!

     Não podem ver uma peça teatral que tenha nudez ou qualquer arte cujo tema tem alguma relação homoafetiva, e nos acusam de promover uma arte degenerada. Acreditam que somos defensores da pedofilia e um mal exemplo para as crianças. Parece que a síndrome de Gilmar Mendes causa também lapsos de memória. Pois foi no auge da maravilhosa ditadura defensora da família e dos valores cristãos que se produziram no Brasil as famosas pornochanchadas. Foram muitos clássicos, mas eu recomendo o filme “oh! Rebuceteiro!” Um filme pra toda família... pode parecer hipocrisia deles diante de um beijo gay na novela, mas não é. Essa contradição produto de outro sintoma da síndrome de Gilmar Mendes; eles destilam ódio o tempo todo!

“A raiva é filha do medo e mãe da covardia”, Barroso cita Chico Buarque a Gilmar Mendes. Acrescentaria “Onde sobra intolerância falta inteligência” do Teatro Mágico. Por isso eles não entendem que a maioria dos valores que defendemos não são ideais comunistas ou capitalistas, de direita ou esquerda. Mas de dignidade humana.

     Essa mistura de mal com atraso e pitadas de psicopatia que parece tomar conta do país, como toda epidemia, vai passar. O que nos resta é ser atenciosos com os enfermos.

Se tem cura?

Não sei não. Mas sugiro doses homeopáticas de Paulo Freire.

Dizem por aí que um pouco de oração também não faz mal a ninguém.